Primeira individual de Marcelo Cipis no Rio de Janeiro

(Rio de Janeiro, RJ)

Desde o dia 13 de abril, até 15 de junho, a Anita Schwartz Galeria de arte recebe a primeira individual do paulistano Marcelo Cipis no Rio de Janeiro. A mostra individual traz mais de 40 obras que percorrem 25 anos de sua trajetória, entre pinturas, desenhos, objetos, instalações, alguns inéditos e outros históricos.

Em “DeaRio”, Marcelo Cipis abora o mundo distópico contemporâneo, mas, em essência, ele acredita ser “utópico, otimista, embora com momentos de pessimismo”. “Acredito que não é possível permanecermos nessa barbárie do mundo atual ad eternum. A arte tem uma vocação de apresentar essas questões, e eu me aproveito disso, de uma maneira leve, não agressiva, digamos, zen”, comenta. “Os ideais das vanguardas do século 20 estão presentes em um clima de utopia e otimismo constantes. O foco na cor, na beleza, se é que posso falar de beleza… Penso ser necessário algum deleite, percorrer superfícies que têm um registro cromático e gráfico, que podem suscitar um prazer visual, espiritual. Pretendo provocar isso. Um convite a uma parada, uma reflexão. É um mecanismo, uma estratégia para a criação de um mundo melhor”, afirma.

“A superfície de suas telas é muito explícita, não joga com perspectiva, tridimensionalidade dentro dela, e sim fora, com quadros-fractais que se constelam de forma fragmentária, ou obras que escamoteiam o todo como solução,
sempre ingênua. E nesse jogo das formas e dos imaginários combinados, de escritura pictórica tão enfaticamente visual em sua cultura, nós, seus contemporâneos, saímos ganhando”, segundo Adolfo Montejo Navas.

“DeaRio”, individual de Marcelo Cipis
Em cartaz de 15 de abril a 15 de junho de 2019
Entrada gratuita

Anita Schwartz Galeria de Arte
Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea, Rio de Janeiro
Telefones: 21.2274.3873 e 2540.6446
Horário: 10h às 20h, de segunda a sexta, e das 12h às 18h, aos sábados



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA