Le retour des sans-cullote Photo: Edouard Fraipont

Guilherme Peters revisa política brasileira em individual

(São Paulo, SP)

“Não pense em crise, trabalhe!” foi transmitido por Michel Temer em seu primeiro discurso oficial como presidente, em 2016. No período, propostas como a Reforma Trabalhista e Reforma da Previdência já estavam em negociação. Do dia 23 de abril a 25 de maio, a frase também dá nome à terceira exposição individual de Guilherme Peters na Galeria Vermelho, em que o artista revisa a política brasileira até a eleição de Jair Bolsonaro.

Na Sala Antonio de projeção, a Vermelho exibe Le Retour des Sans-Culottes, filme produzido por Peters entre 2013 e 2016 a partir de episódios políticos ocorridos no Brasil e no mundo durante esse período. O filme estreou em 2014, no Kunsthaus de Wisbade, na Alemanha, durante a exposição ‘The part that doesn’t belong to you, Wiesbaden’, sob curadoria de Paulo Miyada. Le Retour des Sans-Culottes é exibido pela primeira vez no Brasil. Peters também apresenta 21 aquarelas inspiradas em episódios que alimentaram a polarização política enfrentada pela sociedade brasileira combinados com figuras históricas, como Vargas, militares da ditaura militar, além de figuras políticas dos períodos Colonial e Imperial, citando a frase de Karl Marx “a história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa”.

Guilherme Peters – Não pense em crise, trabalhe! (Salas 1, 2, fachada e Sala Antonio)
FACHADA
Guilherme Peters – Três poderes
FILME:
Guilherme Peters – Le Retour des Sans-Culotte
27’07’’

“Não pense em crise, trabalhe!”, individual de Guilherme Peters 
Em cartaz de 23 de Abril a 25 de Maio de 2019

Galeria Vermelho 
Rua Minas Gerais, 350, São Paulo, SP
Horário de funcionamento: de ter a sex, das 10h às 19h; sáb, das 11h às 17h

 



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA