“Exercícios de Convivência” articula relações com o mundo ao nosso redor

(Porto Alegre, RS)

Nove artistas contemporâneos, incluindo Carla Borba, Daniel Escobar, Letícia Lopes e Romulo Vieira Conceição, fazem parte da coletiva“Exercícios de Convivência”. A exposição estreou no dia 30 de março na Pinacoteca Aldo Locatelli, em Porto Alegre. A ideia da exposição é levar o espectador a perceber o espaço urbano como um catalisador de diferentes formas materiais e simbólicas de coabitação. 

A mostra nasce da reflexão sobre possibilidades, dificuldades e potencialidades de coabitarmos espaços hoje e de como nos relacionamos uns com os outros e com o mundo ao nosso redor. As obras reunidas foram realizadas em diferentes temporalidades, mídias e contextos e abordam distintas noções de convívio. Os trabalhos são justapostos na exposição, delineando-se como um exercício de convivência em si mesmo. 

Exercícios de Convivência toma como ponto de partida o prédio da prefeitura de Porto Alegre, símbolo do poder político municipal, que compartilha seu espaço físico com as galerias onde a exposição ocorre. Este coabitar, um tanto quanto inusitado, para não dizer pouco usual, estabelece idiossincrasias que tensionam as rotinas administrativas, por um lado, e o lugar da liberdade artística, por outro. Carla Borba foi um dos artistas convidados para criar uma obra que habitasse os arredores do Paço Municipal, para refletir como é um espaço marcado pela tônica da passagem e do desencontro. 

“Exercícios de Convivência”, coletiva com Carla Borba, Daniel Escobar, Letícia Lopes e Romulo Vieira Conceição
Curadoria de Bruna Fetter
Em cartaz de 30 de março a 18 de maio, 2019

Pinacoteca Aldo Locatelli
Paço dos Açorianos (Paço Municipal) – Praça Montevidéu, 10 – Porto Alegre
Horário: segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30
Telefone: (51) 3289-3735
acervo@smc.prefpoa.com.br /
Visitação gratuita



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA