Tony Camargo questiona preceitos do tempo contemporâneo em “Num Logo Lugar”

(São Paulo, SP)

“O encontro de Tony [Camargo] com a arte é um encontro de atmosferas intangíveis com o peso dos objetos. Poderíamos dizer que seu trabalho é o de um artista conceitual, enquanto cientista do conceito, que descobre a cada realização outras dependências da matéria. Interessa para Tony Camargo o efeito de todas as coisas diante de nossos olhos quando suas funções originariamente atribuídas estão suspensas.”

Desde o começo do mês, a Casa Triângulo apresenta a exposição “Num Logo Lugar” de Tony Camargo. Nela, o artista apresenta pinturas e vídeos que refletem sobre como a pintura pode atravessar novas tecnologias. Camargo traz cenas cômicas do cotidiano nos seus vídeos, em que as situações propostas passam a questionar preceitos conceituais e visuais que pautam a contemporaneidade. Através de cores computadorizadas e do rigor formal da geometria, suas pinturas transcendem a realidade material.

O artista faz uso da ironia humorística em seus vídeos e induz a capacidade humana de rir diante do inesperado. Em ações performáticas que se passam em cenários cotidianos, como depósitos e garagens, Tony recria esses ambientes com objetos que passam a ter uma vocação pictórica, por meio de sua própria imagem, forma e cor.

Em 2018, Camargo ganhou uma grande retrospectiva de seus 20 anos de trajetória no Museu Oscar Niemeyer. Agora, ele explora sistemas poéticos aparentemente opostos e os limites do espaço, como podem transcender a linguagem e a materialidade. O trabalho do artista sempre envolveu a construção e aparelhos que de alguma maneira desvendam o funcionamento do mundo, conferindo aos objetos uma imprevista vocação expressiva.

“Num Logo Lugar”, individual de Tony Camargo.
Em cartaz de 11 de fevereiro a 16 de março de 2019

Casa Triângulo
Rua Estados Unidos 1324, São Paulo, SP
Horário de funcionamento: 10-19h
Tel: +55 11 3167-5621
info@casatriangulo.com



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA