Institutos de arte e educação promovem seminário sobre questão indígena

(São Paulo, SP)

Três instituições, o Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, o Memorial da Resistência de São Paulo e o Instituto Moreira Salles organizam um seminário em torno da questão indígena nos dias 15 e 16 de fevereiro. Com o intuito de fortalecer o debate sobre a permanência de temáticas indígenas nos currículos escolares, os seminários se destinam a professores do ensino básico e educadores.

Questão indígena, os museus e a escola” foi pensado para ocupar locais onde a mesma temática está sendo discutida, como o IMS-SP que apresenta atualmente a exposição Claudia Andujar: a luta Yanomami e o Memorial da Resistência, onde está sendo exposta a mostra Ser essa terra: São Paulo cidade indígena. 

As atividades do primeiro dia (15/2) acontecerão no IMS Paulista das 10h às 18h. Às 10h, o líder indígena Ailton Krenak e Thyago Nogueira, membro do comitê de indicação do PIPA 2017, curador da mostra Claudia Andujar: a luta Yanomami, participarão de uma conversa com o público. Krenak falará sobre a luta pela preservação da cultura e do território do seu povo e Nogueira discorrerá sobre a obra de Andujar e o papel do IMS na preservação da memória fotográfica. Em seguida, será oferecida ao público uma visita mediada pela exposição de Andujar e, no fim, será organizada uma roda de conversa.

No dia seguinte (16/2), o seminário será realizado na sede do Memorial da Resistência. Às 10h, haverá uma conversa no auditório, com representantes do MAE e do Memorial da Resistência. O debate contará com a presença do líder indígena Casé Angatu Xukuru Tupinambá, um dos colaboradores da mostra Ser essa terra: São Paulo cidade indígena, Marília Xavier Cury, docente do MAE-USP, a pajé Dirce Jorge Lipu Pereira, gestora do Museu Indígena Worikg, e sua assistente Susilene Elias de Mello.

Entrada franca – Inscrições até 13/2 pelo e-mail questaoindigena.prof@gmail.com 

Questão indígena, os museus e a escola“, seminário com curadoria de Thyago Nogueira
Dias 15 e 16 de fevereiro de 2019

Instituto Moreira Salles – SP
Avenida Paulista, 2424
Sábado, das 10h às 18h
Tel.: (11) 2842-9120

Memorial da Resistência
Largo General Osório, 66, Santa Ifigênia
Domingo, das 10h às 18h
Tel: (11) 3335-4990



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA