Edson Lourenço, Sem título. Foto: Divulgação

“Palavras somam” evidencia papel da escrita na arte contemporânea

(São Paulo, SP)

Em um momento crítico para a produção e interpretação da palavra escrita, o Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a exposição “Palavras Somam”, coletiva que discute a importância da palavra na arte contemporânea através de cerca de 80 obras do próprio acervo do museu – além de nove obras de artistas convidados. Dentre os artistas do acervo, 40 nomes compõem a exposição, entre eles Alex Flemming, Antonio Henrique Amaral, Claudio Tozzi, Jac Leirner, Leon Ferrari, Odilla Mestriner, Pedro Escosteguy, Regina Silveira e Wesley Duke Lee, e como artistas contemporâneos convidados, Ana Mazzei, Beth Moysés, Marcela Tiboni, Panmela Castro, Pedro Guedes e Tec completam o quadro.

Com curadoria de Laura Suzana Rodríguez, a mostra reúne trabalhos que mostram a força da palavra nas artes visuais na história brasileira há quase 80 anos através de textos como citações bíblicas, nomes de lugares, afirmações, imperativos, pedidos de socorro, uma denúncia, trechos de alguma história ou de uma poesia, além de pinturas produzidas entre 1940 e 1980 em que a palavra exerce papel importante na obra, e cartões postais das décadas de 1970 e 1980 de artistas durante a ditadura militar – além de outras mais recentes -, desenhos, gravuras e vídeos.

“Seja como uma interferência poética, uma crítica ferrenha ao status quo, com a criação de uma grafia própria e indecifrável que instiga o observador ou com títulos que ampliam o sentido da obra, a palavra sempre entra para somar outros significados e leituras possíveis”, segundo Laura Suzana Rodríguez.

“Palavras somam”, exposição coletiva
Curadoria de Laura Suzana Rodríguez
Em cartaz de 17/01 a 15/12 de 2019

Museu de Arte Brasileira da FAAP
Rua Alagoas, 903 – Higienópolis, São Paulo
Horário de funcionamento: seg – sex, das 10h às 19h; sáb, dom e feriados, das 10h às 18h
Entrada livre e gratuita

 



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA