Matias Mesquita, Medidas variadas Técnica: Escultura pictórica, Construção Irregular, 2018

Matias Mesquita explora lógica da irregularidade em “Intempéries Permanentes”

(Brasília, DF)

Como uma tentativa de explorar a materialização daquilo que não se compromete a permanecer, Matias Mesquita desenvolve uma série de trabalhos sobre as possibilidades da pintura em materiais industriais, “explorando a aderência dos pigmentos em suportes variados”. Intempéries Permanentes, individual em cartaz na Referência Galeria de Arte, em Brasília, solidifica uma década de trabalho do artista, em que ele utiliza o concreto como material-teste para sua produção em pintura.

“Lógica da irregularidade”, “desvio contínuo” e “elementos contrastantes” são expressões usadas para conceituar esse processo criativo que une a brutalidade da manipulação do cimento  com a delicadeza das pinceladas, além da sensibilidade de luzes e outros elementos da imagem. “A pintura é um desses engenhos que advêm com a promessa de reter algo fugidio. Para o momentâneo, instantâneo, morredouro, passageiro, provisório, caduco, transitivo, fátuo ou tênue, Matias Mesquita deseja que possamos reparar nessa espécie de dualidade que implica a noção de permanência dos fenômenos”, explica a curadora Cinara Barbosa.

“É falso que consigamos reter as alterações das coisas submetidas às condições a sua volta. Interessa ao artista, portanto, mencionar a ilusão proferida por artifícios destinados à sensação de permanência”. complementa ela.

Intempéries Permanentes, individual de Matias Mesquita
Curadoria de Cinara Barbosa
Em cartaz de 8 de dezembro a 23 de fevereiro

Referência Galeria de Arte
CLN 202, Bloco B, Loja 11 – Asa Norte, Brasília/DF
Horário de funcionamento: seg – sex, das 12h às 19h; sab, das 10h às 15h
Telefone: (61) 3963-3501
referenciagaleria@gmail.com



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA