Celina Portella. "Fotonovela da opressão". 2018. Série fotográfica. Foto Gui Gomes

Celina Portella percorre expressão corporal em plataformas multimídia

(São Paulo, SP)

A relação do corpo nos campos da fotografia, do audiovisual e da pintura caracterizam a trajetória artística de Celina Portella, que a partir do dia 15/01, será exposta através de fotografias e vídeos. A mostra individual “Reunião – Celina Portella”, patrocinada pela CAIXA Cultural São Paulo, reúne obras mulitimídia produzidas nos últimos dez anos de carreira da artista.

“Celina cria roteiros para o corpo nos espaços e tempos inventados por si mesma, procedimento relacionado ao âmbito da dança, meio por onde ainda transita”, segundo a curadora Daniela Labra. A artista mistura movimentos, imagens e gestos como forma coreográfica de expressão do corpo. Assim, ela retrata a representação do corpo e do espaço com “práticas quase artesanais em vídeos e fotografias que desafiam características de cada suporte e a percepção por parte do observador”.

Na individual, serão apresentados a videoinstalação “Derrube” (2009) e o tríptico de vídeos “Deságua” (2014). Além disso, a série fotográfica “Quadros Cortados” (2015), com imagens do corpo emolduradas em formatos irregulares, que por sua vez, adentra o campo da escultura; a série “Dobras” (2017), com imagens de articulações do corpo, que utiliza elementos da arquitetura para explorar a sala de exibição; a série “Puxa” (2015–2016), em que Celina cria tensão entre as cordas representadas nas fotografias e aquelas que ocupam o espaço real. E, por fim, a foto-instalação “Fotonovela da opressão” (2018), em que Celina dá mais vida à pintura à medida que cria imagens em que “sua retórica corporal parece reagir ao avanço da tinta sobre o vidro dos quadros”.

“Reunião – Celina Portella”, mostra individual de Celina Portella
Curadoria de Daniela Labra
Em cartaz de 15/01 a 31/03 de 2019

CAIXA Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo
Horário d funcionamento: ter – dom, das 9h às 19h
(11) 3321 4400
www.caixacultural.com.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA