“Mulheres na Coleção MAR” propõe curadoria colaborativa

(Rio de Janeiro, RJ)

Com uma proposta inovadora, o Museu de Arte do Rio (MAR) elaborou a exposição “Mulheres na Coleção MAR” através de uma curadoria colaborativa. Até abril de 2019, a coletiva apresenta obras de mais de 150 artistas mulheres históricas e contemporâneas, brasileiras e estrangeiras, como Tarsila do Amaral, Tomie Ohtake, Beatriz Milhazes, Güler Ates, Marie Nivouliès de Pierrefort, Abigail de Andrade, Louise Bourgeois, Neide Sá, Jenny Holzer, Leila Danziger, Vânia Mignone e Célia Euvaldo.

Trinta mulheres de diferentes setores do museu, entre seguranças, recepcionistas, produtoras, auxiliares administrativas e de serviços gerais, advogadas, jornalistas, designers, museólogas e gestoras, se reuniram durante meses e trocaram experiências e debateram sobre “o universo feminino e a respeito das múltiplas representações da mulher na arte, nos espaços culturais, na família e na sociedade”. Com uma orientação da equipe de conteúdo,“Mulheres na Coleção MAR” está dividida em seis núcleos significativos: Retrato/Representação, Corpo Político, Geografias Transversais, Cidade e Paisagem, Abstração e Poéticas.

A mostra foi estruturada para fazer parte do Festival de Mulheres, que aconteceu em novembro, e, segundo a diretora executiva do museu, Eleonora Santa Rosa, um significado da exposição é “o que essa experiência proporcionou ao corpo funcional feminino do MAR. Foi muito importante, porque o museu experimentou pela primeira vez uma tecedura de exposição realmente de base, discutindo com quem às vezes não tem nada a ver com o trabalho curatorial como se realiza uma exposição. Ao mesmo tempo esses laboratórios de criação curatorial também abriram uma dimensão extraordinária de depoimentos pessoais. Então exposição está sendo amalgamada não só por um corte profissional, frio, “curatorial”, mas faz parte de um caldo muito maior, envolvendo uma percepção desse acervo, um outro olhar sobre a montagem desse acervo num determinado espaço e, mais do que isso, o cinturão em torno dessa exposição do ponto de vista de reflexão pessoal, de reflexão de histórias individuais, de narrativas dessas histórias e de como isso pode estar projetado nessa mostra”.

“Mulheres na Coleção MAR”
Curadoria de Equipe MAR
Em cartaz de 16 de novembro a abril de 2019

Museu de Arte do Rio
Praça Mauá, 5 – Centro, Rio de Janeiro
Horário de funcionamento: ter – dom, das 10h às 17h
(55 21) 3031-2741


Tagged:


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA