Em “Relance”, Laercio Redondo traz olfato para experiência artística de museu

(São Paulo, SP)

A experiência da arte há algumas décadas já se difere da contemplação de obras tradicionais, como a pintura ou a escultura. Mas, para além de produzir objetos de arte contemporânea, Laercio Redondo, finalista do Prêmio PIPA 2013 e indicado ao Prêmio PIPA 2012 e 2018, propõe uma leitura inédita da arte do museu: a experiência sensorial no Octógono da Pinacoteca de São Paulo, onde ele intervém junto a obras de quinze artistas, incluindo Anita Malfatti, Almeida Júnior, Claudia Andujar, Maria Martins, entre outros.

Em “Laercio Redondo: Relance”, Com curadoria de Fernanda Pitta, curadora sênior do museu, e consultoria curatorial da historiadora da arte norte-americana Kaira M. Cabañas, a proposta é que o espectador encontre displays posicionados estrategicamente próximos a obras desses artistas com cartões com odores que permitam uma imersão sensorial das telas para além da visão. Os cartões foram desenvolvidos através de uma parceria entre a curadoria da Pinacoteca e a equipe da Drom Internacional, sendo esta última composta pelos perfumistas Cleber Bozzi e Luis Prado Natividade, com apoio de Matthieu Ferreira e Renata Abelin, do departamento de marketing da marca.

Redondo também tem a intenção de fazer uma releitura da arte brasileira através dessa ação. Fernada Pitta afirma que “o odor está neste trabalho de Laercio Redondo como um ponto de partida para o desenrolar de histórias de rastros, restos, apagamentos e retornos”, explicando assim que “o privilégio dado ao sentido do olfato é uma estratégia de ativação, de libertação, de outras memórias, permitindo outras interpretações. Redondo, que sempre tem trabalhado com procedimentos de erosão, de revolvimento e reconfiguração das imagens, desta vez estende ao limite a sua iconoclastia, numa atitude que lhe pareceu necessária para de certa maneira escapar ao poder normalizador das imagens”.

“Laercio Redondo: Relance”, de Laercio Redondo
Curadoria de Fernanda Pitta
Consultoria curatorial de Kaira M. Cabañas
Em cartaz de 24 de novembro a 25 de fevereiro de 2019

Pinacoteca de São Paulo
Praça da Luz 2, São Paulo, SP
Horário de funcionamento: qua-seg, das 10h às 17h30



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA