Laura Belém inaugura primeira exposição solo na Galeria Celma Albuquerque

Laura Belém, artista indicada ao Prêmio PIPA 2018, apresenta até o dia 26 a primeira exposição solo, Por que olhamos a natureza num mundo conturbado”, na Celma Albuquerque Galeria de Arte, em Belo Horizonte. Para essa mostra, Laura exibe uma série de trabalhos inéditos em diferentes mídias: fotografias, vídeos, desenhos e arte sonora. Como usual no trabalho de Laura, essas obras “revelam uma interação da artista com algum elemento da natureza ou da paisagem urbana, e a criação de novos significados a partir desse encontro”.

A série de fotografias, Reconstrução (2017), exibe onze imagens que retratam a decisão da prefeitura de Belo Horizonte, em 2014, de cortar árvores centenárias que ocupavam o centro da cidade, por conta do aparecimento de uma praga. O posicionamento do governo foi questionado pela população da cidade, mas as árvores foram cortadas mesmo assim. No local, restaram apenas os troncos que não voltaram mais a crescer. Laura fotografou esses troncos com filmes em preto e branco e depois desenvolveu uma intervenção com cristais, até fotografar a série final com cores. Os vídeos Quatro TemposModelagem e Entre as estrelas e seus olhos (todos de 2018 e inéditos) também descrevem temáticas ligadas à natureza, enquanto a série Dança Noturna (2018) expõe desenhos feitos com fogo sobre papel japonês pintado de preto, para insinuar uma dança feita com o efeito do fogo. Por fim, o jardim da galeria recebe o trabalho sonoro Jardim de Bolso (2008), uma coletânea de áudios de ocidentais e orientais que refletem sobre a natureza, que são mesclados com material sonoro produzido pela artista em uma viagem ao Japão.

“Por que olhamos a natureza num mundo conturbado”, individual de Laura Belém 
Em cartaz de 22 de setembro a 10 de novembro

Galeria Celma Albuquerque
Rua Antônio de Albuquerque, 885, Lourdes, Belo Horizonte, MG
Horário de funcionamento: seg – sex, das 9h às 19h; sab, de 9h30 às 13h
55 31 3227 6494
contato@galeriaca.com



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA