Danilo Ribeiro, “É somente quando a dor alheia é dotada de voz e põe os nossos nervos à flor da pele que a piedade brota dentro de nós”, 2017, acrílica e nanquim sobre tela colada em madeira

Danilo Ribeiro realiza palestra sobre monstros e histórias de horror

(Rio de Janeiro, RJ)

O medo paralisa o corpo, gela os músculos, desregula a respiração e provoca sensações físicas e viscerais. Mas ele também pode ser estímulo e resultar em potência. Foi com essa última reação que o artista plástico Danilo Ribeiro, indicado ao Prêmio PIPA 2012, reagiu ao produzir a nova individual “Galeria Noturna – A estética do medo”, exposição que agora resulta em um bate-papo sobre monstros e histórias de terror. No dia 23/10, às 17h, o artista plástico Danilo Ribeiro e o escritor, professor e crítico Fernando Vugman analisam figuras conhecidas do universo do terror desde a Idade Média até o século XX, como a lenda do Golem e Caliban, monstro de A tempestade, de Shakespeare, a criatura de Frankenstein, do livro de Mary Shelley, o Conde Drácula, de Bram Stoker, e o personagem Dr. Jekyll e Mr. Hyde, de Robert Lewis Stevenson. Além desses, o gângster hollywoodiano, Leatherface, de O massacre da serra elétrica, e Michael Myers, de Halloween, serão debatidos.

A palestra acontece em meio à exposição, que continua em cartaz até 4 de novembro. Ribeiro se inspirou na literatura clássica de horror para retratar o medo – em 20 pinturas inéditas de pequeno formato –, transformando a energia pulsante em arte. Além da literatura, ele também segue influências cinematográficas e de histórias em quadrinho dos anos 1950.

“Drácula”, “O médico e o monstro”, “O fantasma da Ópera” e “Frankenstein” são algumas das obras que inspiraram a estética de horror e suspense na nova mostra de Ribeiro, mas o nome da exposição é uma referência à série televisiva norte-americana Night Gallery, de Rod Serling. O programa, da década de 1970, seguia a temática do medo no contexto artístico.

“Galeria Noturna – A estética do medo”, nova individual de Danilo Ribeiro
Em cartaz de 19 de setembro a 4 de novembro de 2018

Centro Cultural Correios Rio de Janeiro
Rua Visconde de Itaboraí, 20, Rio de Janeiro, RJ
Horário de funcionamento: ter – dom, das 12h às 19h
T: (21) 2253-1580



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA