Assista ao Anúncio do vencedor do Prêmio PIPA 2018

É chegada a hora. Hoje, anunciamos quem, entre os quatro finalistas da atual edição – Arjan MartinsEli SudbrackRomy Pocztaruk e Vivian Caccuri –, ganhou o Prêmio PIPA 2018. Escolhido pelo Júri de Premiação, o grande vencedor recebe um montante de R$130 mil, valor no qual se inclui sua participação no programa de residência artística da Residency Unlimited, em Nova York, por três meses.

A definição do vencedor aconteceu durante reunião do júri de Premiação no MAM-Rio. Além de visitar a exposição dos finalistas, os jurados tiveram a oportunidade de analisar os portifólios e demais materiais enviados pelos artistas. Entre eles, uma carta na qual cada finalista destaca a importância da participação no programa de residência, que faz parte do prêmio, para sua carreira. Assim, a decisão do Júri se baseia no portfólio, na carreira, nas obras apresentadas na exposição do PIPA no MAM-Rio, e na importância do prêmio a ser recebido para a trajetória de cada artista. A ponderação desses fatores fica a exclusivo critério dos jurados, e pode variar a cada ano.

Também anunciamos o vencedor do Prêmio PIPA Voto Popular, categoria na qual vencedor é o artista que recebe mais votos dos visitantes da exposição dos finalistas no MAM-Rio.

Vale lembrar que a Exposição dos Finalistas fica em cartaz até o dia 27 de outubro, quando também será lançado o catálogo da nona edição do Prêmio PIPA, contendo textos críticos sobre o trabalho e a trajetória de cada um dos finalistas, fotos da exposição e outros dados e informações sobre esta edição.

Quer saber quem é o vencedor do PIPA 2018? Assista ao anúncio feito por Luiz Camillo Osorio, curador do Instituto PIPA:

 



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA