Sem título, 2018, escultura, aço inox com pintura, 23 x 60 x 26 cm

Iole de Freitas promove visita guiada à exposição “Papel de aço”

(Rio de Janeiro, RJ)

Como uma extensão ao trabalho exibido em 2015, no MAM-Rio, Iole de Freitas promove uma visita guiada à atual exposição “Papel de aço”, instalada na GaleriaSilvia Cintra + Box 4, no dia 13. A mostra apresenta um conjunto de estruturas feitas de aço, com efeitos de transparência e translucidez. As obras criam uma noção que, ao mesmo tempo, transmitem ideia arquitetônica e espaço interno da obra, não mais voltada para o externo como Iole desenvolvia anteriormente.

A artista, durante a visita, explica como se formou o processo de criação das esculturas – que primeiro foram idealizadas em cartulina e papel e, mais tarde, foram transformadas em estruturas rígidas de aço, passando pela fase intermediária do alumínio inoxidável. Segundo ela, os desafios dessa evolução foi recalcular a luminosidade e a textura nos diferentes materiais, além de recriar as curvaturas concavas e convexas na versão final, com o aço rígido. Iole considera a pintura branca nas esculturas o toque final, aquilo que dá “olhar aspero e delicado” às obras, permitindo uma sensação leve no espectador. A exposição permanece em cartaz até o dia 15 de setembro.

Visita guiada de “Papel de aço”, de Iole de Freitas
13 de setembro, das 19h às 22h

Silvia Cintra + Box 4
Rua das Acácias, 104 – Gávea, Rio de Janeiro
 (21) 2521-0426



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA