Henrique Oliveira desenvolve site specific para Villa Aymoré

(Rio de Janeiro, RJ)

Desde 2010, quando foi criado, o Instituto PIPA se empenha em apoiar, ajudar a documentar e a promover a arte contemporânea brasileira. Há oito anos, o Instituto recebe obras doadas por todos os artistas vencedores do Prêmio PIPA e do PIPA Online, além de comissionar outras peças. Hoje, já são mais de 30 volumes que se interligam pelo conceito do acervo de “deslocamento”. Neste mês, – até a conclusão que está prevista para outubro – o PIPA investe em mais uma obra de grande relevância para a coleção: um site specific de Henrique Oliveira, artista indicado ao Prêmio em 2010, 2011 e 2012.

A instalação permanente foi pensada para ocupar a escada principal da Villa Aymoré, onde acontecem exposições do Arte Clube Jacarandá – que já apresenta na fachada uma intervenção de Iole de Freitas – e do Instituto PIPA. A obra enriquece a coleção do Instituto, que desde março promove exibições do próprio acervo na Villa.

Henrique Oliveira desenvolve inúmeras peças em que interfere no espaço arquitetônico e, desde 2003, se estende com o projeto Tapumes, quando começou a criar as instalações feitas em lascas de madeira justapostas e sobrepostas, com ou sem cor. O conceito dessas obras expressa a ação do tempo no material e reforça a noção de reaproveitamento.



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA