Escultura na Villa Aymoré é a primeira site specific de Henrique Oliveira no país

(Rio de Janeiro, RJ)

Henrique Oliveira, artista internacionalmente conhecido pelas obras feitas com retalhos de madeira, já foi convidado para expor suas esculturas em diversas cidades do país, como Porto Algre, São Paulo e Rio de Janeiro, além de países como França, Argentina, Estados Unidos, México, Austrália. Porém, esta é a primeira vez que uma obra site specific do artista é comissionada no Brasil. Até então, Oliveira diz que já havia produzido obras de longa duração para outras instituições nacionais, mas a escultura que vai ocupar a escada da Villa Aymoré, na Glória, é o primeiro empreendimento do artista pensado para ornamentar permanentemente um espaço no país.

A construção em uma escada também é algo inédito na trajetória do artista. Segundo ele, dentre as opções oferecidas para o desenvolvimento da obra, a escada havia sido descartada inicialmente, porque ele pensou que a estrutura fosse feita de aço, em vez de madeira – o material usado para a base de todas as suas instalações. Agora, o objetivo da escultura é se fundir ao material original, de forma que seja difícil distinguir o que é o material original da escada do que foi adicionado pela site specific. Além da base de madeira, Oliveira também considerou a entrada da Villa como local ideal para a instalação, pois, atrás da escada, há uma parede de pedras e, no exterior da casa, uma árvore que complementam o conceito da obra. Ele diz que os elementos, cujas origens são naturais, se misturam com a estética do trabalho.



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA