David Medalla, A Flor Mohole – projeto para uma “escultura biotermal para ser enterrada e impermeabilizada no centro da Terra para emergir em várias formas e em diferentes partes do mundo”, 1964—1972.

Coletiva “Você sonha com o quê? A Flor Mohole e outras fábulas” sugere vida própria a esculturas

(São Paulo, SP)

Esculturas que simulam vida própria, que sugerem movimento, ação e interação com o espectador – que respiram, dançam, riem e andam. Esse é o sonho de alguns artistas, como David Medalla – que tenta dar autonomia às obras de arte, como na escultura “A Flor Mohole” – e Cildo Meirelles, com a geometria euclidiana na série de esculturas “Espaços Virtuais”. Enquanto a primeira representa a eclosão de formas do interior da crosta terrestre, o conjunto de Cildo Meirelles simboliza transformações da paisagem e da narrativa.

“Você sonha com o quê? A Flor Mohole e outras fábulas”, coletiva com curadoria de Magali Arriola, reúne ainda obras de artistas como Marcel Duchamp, Pierre Huyghe, Marie Lund, Theo Michael, Gabriel Sierra e Laura Lima, indicada ao Prêmio PIPA 2010 e 2011, e Zé Carlos Garcia, indicado em 2018. A interseção entre eles é a tentativa de criar, através de matérias orgânicas e criaturas fantásticas, um universo deslizante entre espaço e tempo: “a sombra que se desprende de seu corpo original; a superfície refletora que adquire vida própria; a máscara que não se conforma com a anatomia escondida – ou o contrário”.

“Você sonha com o quê? A Flor Mohole e outras fábulas”, coletiva com David Medalla, Cildo Meirelles, Marcel Duchamp, Pierre Huyghe, Marie Lund, Theo Michael, Gabriel Sierra e Laura Lima e Zé Carlos Garcia
Curadoria de Magali Arriola
Em cartaz de 21 de agosto a 27 de outubro de 2018

Galeria Luisa Strina
Rua Padre João Manuel, 755, Cerqueira César – São Paulo, SP
Horário de funcionamento: seg – sex, das 10h às 19h; sab, das 10h às 17h
T: +55 11 3088–2471
info@galerialuisastrina.com.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA