Art Rio, foto de Alexandre Macieira/RioTur

ArtRio abre oitava edição

(Rio de Janeiro, RJ)

Uma das principais feiras de arte da América Latina e a maior do Rio de Janeiro, a ArtRio abre a oitava edição entre os dias 26 e 30 de setembro com o intuito de fomentar a arte contemporânea, inserir galerias no circuito cultural e incentivar o mercado de arte para a abertura de novas oportunidades. Na Marina da Glória, o evento reúne grandes galerias do país, exibe artistas consagrados e também revela alguns nomes para o mercado de arte. Algumas das galerias presentes são A Gentil carioca, Anita Schwartz, Casa Triângulo, Cavalo, Fortes D’Aloia e Gabriel, Nara Roesler, Jaqueline Martins, Luisa Strina, Millan, Silvia Cintra + Box 4 e Vermelho.

Nesta edição, a ArtRio se divide em oito programas. Em Panorama, a feira apresenta galerias internacionais renomadas, enquanto no Vista, galerias menores fazem exibições inéditas experimentais. O Solo traz trabalhos especiais de Genny Nissenbaum e Mara Fainziliber. Em paralelo, a seção Mira, com curadoria de David Gryn, exibe mostras mais interativas, como videoarte e apresentações ao vivo de música, como o DJ inglês Max Reinhardt. Expandindo a visibilidade da arte nacional, o Brasil Contemporâneo, com curadoria de Bernardo Mosqueira, explora galerias fora do eixo Rio-São Paulo. Além desses, a ArtRio ainda traz os programas Ida e Palavra, explorando o papel da escrita na arte contemporânea.

Além de exibir obras de arte contemporânea, a feira também discute questões atuais sobre a atuação da cultura na sociedade. Em parceria com a Villa Aymoré, o ArtRio promove conversas com especialistas do setor de arte, como Inti Guerrero, curador de arte latino americana no Tate Modern, e Keyna Eleison, curadora e supervisora de ensino no EAV Parque Lage, que debatem Arte Brasileira e Latino americana no Tate Modern. Martijn van Nieuwenhuyzen, curador do Stedelijk Museum Amsterdam, analisa modelos atuais de museus e Luiz Camillo Osório, curador do Instituto PIPA, fala sobre prêmios de arte.

ArtRio
Em cartaz de 26 a 30 de setembro de 2018

Marina da Glória
Avenida Infante Dom Henrique s/n – Glória
Horário de funcionamento: qui – sab, de 13h às 21h; dom, 13h às 20h
R$ 40,00 inteira | R$ 20,00 meia-entrada
Classificação 18 anos.
Menores de idade somente acompanhados do responsável legal.



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA