Sem título, 2018, escultura, aço inox com pintura, 23 x 60 x 26 cm

“Papel de aço”, nova individual de Iole de Freitas

(Rio de Janeiro, RJ)

Com nove esculturas brancas, de pequeno e médio porte, Iole de Freitas inaugura sua nova mostra individual “Papel de aço” na galeria Silvia Cintra + Box 4, nesta quinta-feira, 9 de agosto. As obras irão ocupar o espaço da galeria da mesma forma como ficaram no atelier da artista durante todo o processo de pesquisa: apoiadas apenas em compensados de madeira simples. A exibição conta ainda com um vídeo em que o espectador terá a oportunidade de ver a própria artista falando sobre seu processo criativo.

Neste novo trabalho, Iole se concentrou no aço inox, deixando as chapas de poliuretano com que vinha trabalhando há anos. O desafio da exposição na galeria foi realizar esculturas em uma menor escala em comparação àquelas apresentadas em “O peso de cada um”, sua individual no MAM-Rio em 2015, e propor uma nova relação entre elas. As obras não mais se relacionam com o espaço e com a arquitetura, e sim com seus próprios corpos.

A processo de pesquisa das novas esculturas envolveu a investigação de diversos materiais e suportes. Primeiro, a artista utilizou papéis comuns e cartolinas para explorar as possibilidades do côncavo e do convexo. Em seguida, Iole transpôs esse resultado para o alumínio, um material mais grosso e pesado e, enfim, reproduziu o processo no aço, matéria-prima das obras.

A necessidade da artista em trazer luminosidade e transparência para as esculturas se traduziu em inúmeras camadas de pintura branca e lixa. Através deste processo, Iole imprimiu nas peças a luz, a sombra e a rugosidade do papel. 

 

 

“Papel de aço”, individual de Iole de Freitas
Em cartaz de 9 de agosto a 17 de setembro de 2018

Galeria Silvia Cintra + Box 4
Rua das Acácias 104 – Gávea
Funcionamento: seg – sex, 10h às 19h; sab – 12h às 18h
Tel: (21) 2521-0426
galeria@silviacintra.com.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA