Gabriel Giucci, "Farra dos Guardanapos", 2018

“Farra dos Guardanapos”, de Gabriel Giucci, resgata episódio político do estado do Rio

(Rio de Janeiro, RJ)

Falta apetite da maioria da população brasileira para engolir os crescentes cortes de verba pública em setores como educação, cultura e saúde. Nesse momento de luta, o artista indicado ao Prêmio PIPA 2015, Gabriel Giucci, com curadoria de Gabriela Davies, retoma o episódio da “Farra dos Guardanapos”, jantar realizado, em 2009, em Paris, pelos amigos do então governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, para comemorar a honoraria dada ao representante político pelo governo francês.

Na exposição, Giucci transforma em pintura as imagens que se espalharam pela mídia há quase dez anos. Com isso, o artista tenta reproduzir esse marco histórico para o estado, enfatizando as expressões faciais que o grupo exibia no jantar.

Com o uso da repetição de cenas, ele chama atenção para “os rostos risonhos, olhares embriagados, e sorrisos malandros” que são retratados em forma de “emoji” para contrapor a efemeridade desses símbolos virtuais à durabilidade das telas. O título da exposição se apropria do nome dado ao episódio pela mídia.

“Farra dos Guardanapos”, individual de Gabriel Giucci
Curadoria de Gabriela Davies
Em cartaz de 01 a 23 de setembro de 2018

Galeria Aymoré
Villa Aymoré – Ladeira da Glória, 26, Rio de Janeiro
Horário de funcionamento: qua – dom, das 13h às 18h
T: (21) 4136-1550
info@landmarkproperties.com.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA