Abertura da Exposição dos Finalistas do Prêmio PIPA 2018, neste sábado, 1º de setembro

A abertura da Exposição dos Finalistas da nona edição do Prêmio PIPA se aproxima. Com início no próximo sábado, dia 01 de setembro, de 15 às 18 h, a mostra apresenta ao público obras dos quatro finalistas deste ano, Arjan Martins, avafRomy Pocztaruk e Vivian Caccuri. Escolhidos pelo Conselho do PIPA entre os 70 artistas indicados nesta edição, eles disputam a principal categoria do Prêmio, no valor de R$130 mil, além do PIPA Voto Popular Exposição, que premia o finalista mais votado pelos visitantes da mostra com R$24 mil.

A exposição ocupa parte do segundo andar do MAM-Rio e abriga trabalhos que vão da pintura à escultura sonora, da instalação à fotografia. Além das obras, a exposição conta também com um espaço interativo, onde os visitantes podem deixar suas impressões sobre a exposição em post its colocados numa parede, formando um mosaico de lembranças da experiência da visitação.

Este ano, o catálogo será lançado após o anúncio dos vencedores, no dia 27 de outubro, um dia antes do encerramento da exposição. Dessa forma, conseguimos reunir, em uma única publicação, todos os dados e imagens – como a lista de vencedores e as fotos da mostra – referentes à Exposição dos Finalistas deste ano.

Além disso, o catálogo do Prêmio PIPA 2018 ganhará, mais uma vez, uma série de textos exclusivos sobre as obras dos quatro finalistas, escritos por críticos convidados pelos próprios artistas. Com isso, a publicação, que ao longo dos quase dez anos de existência do Prêmio PIPA consolidou-se como um importante instrumento de pesquisa sobre arte contemporânea brasileira, torna-se ainda mais relevante. A medida permite um adensamento da obra dos quatro finalistas a partir do diálogo com a crítica e incentiva a reflexão sobre arte contemporânea brasileira.

A exposição pode ser visitada no MAM até o dia 28 de outubro e a votação para a categoria PIPA Voto Popular vai até dia 30 de setembro.

Relembre a exposição dos finalistas do Prêmio PIPA 2017

 



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA