Inscrições abertas para dois programas de residência no Distrito Federal

(Brasília, DF)

Dois programas de residência em Brasília abriram para inscrições na última segunda-feira, 16 de julho. O primeiro, o Programa de Residência Artística Internacional (OCA) da Casa da Cultura da América Latina (CAL/UnB), é aberto a artistas de toda a América Latina e Caribe, e acontecerá entre 24 de setembro e 24 de outubro. Já a Residência Móvel, da NAVE, é destinada apenas a residentes no Distrito Federal e acontecerá entre 20 de agosto e 22 de setembro.

Chegando à sua segunda edição este ano, desta vez com apoio da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), o Programa de Residência Artística Internacional (OCA) promove uma troca de experiências entre artistas ibero-americanos para repensar o espaço urbano. A iniciativa selecionará seis artistas entre os inscritos para produzirem 30 dias na capital federal, oferecendo, além de uma bolsa de R$ 2 mil, residência, ateliê e transporte aéreo até Brasília – o último, apenas no caso dos artistas não-residentes na capital federal. Para participar, é necessário enviar a ficha de inscrição devidamente preenchida (faça o download da ficha aqui), currículo profissional e portfólio digital para residenciacal@gmail.com até o dia 19 de agosto.

Já a Residência Móvel, idealizada pela artista Cecília Bona, é, literalmente, móvel, desenrolando-se nos modais de transporte do Distrito Federal. A ideia é que os quatro artistas selecionados para o programa desenvolvam ações artísticas relacionadas à mobilidade urbana, apresentando-as durante a Semana da Mobilidade, de 17 a 22 de setembro. Para isso, participarão de palestras, orientações e visitas de campo, além de receberem um passe livre para circular nos meios de transporte coletivo do Distrito Federal e uma bolsa de produção artística no valor de R$ 2.500. As inscrições são restritas aos moradores do Distrito Federal e devem ser feitas através do email navecurso001@gmail.com até o dia 06 de agosto. É necessário incluir neste email portfólio e ficha de inscrição preenchida, incluindo uma breve carta de intenção discorrendo sobre o seu interesse no deslocamento urbano na capital federal e seu entorno (acesse o formulário aqui).

Confira o edital completo de cada um dos programas nos links: Programa de Residência Internacional (OCA) e Residência Móvel.

Programa de Residência Internacional (OCA)
Inscrições de 19 de julho a 19 de agosto
Período de residência de 24 de setembro a 24 de outubro

Residência Móvel
Inscrições de 16 de julho a 06 de agosto
Período de residência de 20 de agosto a 20 de setembro



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA