Alessandra Cantergiani, "Despejo", 2018 Galeria Ecarta

Francisco Dalcol assina curadoria de “Aorista”

(Porto Alegre, RS)

No latim medieval, no grego e no sânscrito, havia um tempo verbal denominado “aoristo”. O tempo – inexistente no português – referia-se a um passado indefinido ou indeterminado, cuja duração ou tempo de ocorrência era desconhecido. Uma corruptela do vocábulo é usado para intitular “∆ORIST∆”, individual de Andressa Cantergiani em cartaz na Galeria Ecarta até o final do mês. Com curadoria de Francisco Dalcol, a exposição usa o tempo verbal como uma maneira de abordar conceitualmente as performances de Andressa – afinal, apenas vestígios delas são exibidos na exposição.

“Uma performance é sempre uma ação, uma manifestação artística que se dá em um tempo próprio. Uma vez realizada, fica então como algo que já foi”, define Dalcol, membro do Comitê de Indicação do Prêmio PIPA 2017 e 2018, no texto curatorial. “Com a exposição, procura-se explorar modos e estratégias de apresentação e ativação de trabalhos performativos que tiveram seu acontecimento em outro tempo e lugar. São também apresentados trabalhos novos, que a artista desenvolveu por ocasião da mostra, todos eles vinculados a performances já realizadas.”

Os trabalhos novos incluem, por exemplo, “Combate”, performance em que Andressa vive no Museu do Exército de Porto Alegre durante uma semana. Além disso, a individual promete também a realização de uma conversa entre a artista e o curador na terça-feira, 24 de julho, às 18h, na própria galeria. Faça um tour virtual pela exposição através do vídeo abaixo, publicado no Facebook da Galeria Ecarta:

“∆ORIST∆”, individual de Andressa Cantergiani
Curadoria de Francisco Dalcol
Em cartaz de 28 de junho a 29 de julho de 2018

Galeria Ecarta
Av. João Pessoa, 943 – Bairro Farroupilha
Funcionamento: ter – sex, 10h às 19h; sáb, 10h às 20h; dom, 10h às 18h
T: (51) 4009-2970
contato@ecarta.org.br

 



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA