“Alfaiataria”, de Laura Lima, chega à Pinacoteca de São Paulo

(São Paulo, SP)

Exibida pela primeira vez no Bonnefantenmuseum Maastricht, na Holanda, em 2014, Laura Lima traz à Pinacoteca de São Paulo “Alfaiataria”. Em apresentação de 7 de julho a 8 de outubro de 2018, a mostra dialoga de forma única com a ideia de Museu e seu uso social,  ao apresentar uma oficina de alfaiataria em funcionamento.

Munida de profissionais, tecidos, aviamentos e todo o maquinário de uma confecção, a oficina trabalhará todos os dias ao longo da exposição. Ela produzirá uma coleção de trajes confeccionados sobre molduras vazias, criando retratos que interpretam, a partir de seus próprios saberes e experiências, as ideias e desenhos da artista. Ao instalar um espaço de trabalho com pessoas reais no centro da Pinacoteca, a artista retira a ênfase dada aos objetos artísticos no espaço do museu para focar em acontecimentos.

Os alfaiates irão, ao longo da exposição, modelar, cortar, alinhavar, costurar, passar e, enfim, finalizar, sob os olhos do público, cerca de 30 peças. As obras ficarão armazenadas numa reserva técnica suspensa no octógono, construída especialmente para o projeto.

“Alfaiataria”, individual de Laura Lima
Curadoria por Fernanda Pitta
Em cartaz de 07 de julho à 08 de outubro de 2018

Pinacoteca (Luz)
Praça da Luz, 2 – Luz
Funcionamento: qua–seg, 10h às 17h30
T: (11) 3324-1000



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA