Leda Catunda, "O nove e novinho II", 2013, foto de Eduardo Ortega Fortes D'Aloia & Gabriel (Cortesia)

“Transformers” reflete sobre tendência à apropriação de imagens hoje

(São Paulo, SP)

Hoje, tudo é remix. Essa, ao menos, é a teoria do documentário Everything is a Remix, de Kirby Ferguson. Lançado em quatro partes em 2010 na internet, o vídeo refletia sobre a tendência a cada dia mais intensa de apropriação de imagens do mundo contemporâneo – não só nas redes sociais (vide a viralização dos memes hoje) como também nas artes visuais.

O tema é abordado em “Transformers”, coletiva em cartaz no espaço Auroras desde o sábado, 23 de junho. Exibindo trabalhos de Leda Catunda (membro do Comitê de Indicação do Prêmio PIPA este ano), Arthur Chaves, Pedro França e Robert  Rauschenberg, a mostra convoca imagens das mais diferentes naturezas, entre gatinhos e referências a Albrecht Dürer, colchas de espaçonaves e máscaras de super-heróis.  Ao mesmo tempo, a tinta aparece em todos o quadros, em maior ou menor intensidade. Ela funciona, assim, para  alinhavar os diversos campos imagéticos e materialidades aproximadas quase que bruscamente na exposição, atravessando os  mais diferentes tipos de tecidos e materiais.

“A natureza diversa de cada imagem é confrontada com outras num espaço em atrito. Seja num scroll que avizinha conteúdos que em nada se assemelham, na lógica de sobreposição de camadas de um vídeo, da relação entre texto e imagem – com a primazia cada vez mais intensa dessa última – e a tinta que tenta apaziguar os ruídos em uma espécie de unidade de retalhos”, escreve Ilê Sartuzi no texto curatorial. “São desses confrontos improváveis que se constroem novas conexões; as ideias (e imagens) raramente se ordenam de modo linear, e essa desordem é parte de sua beleza.”

Leda Catuda, “Gatinhos”, 2017, foto de Eduardo Ortega (Cortesia Fortes D’Aloia & Gabriel)

“Transformers”, coletiva com obras de Leda Catunda, Arthur Chaves, Pedro França e Robert Rauschenberg
Em cartaz de 23 de junho a 04 de agosto de 2018

Auroras
Av. São Valério, 426
Funcionamento: sáb, 11h às 18h; dom & durante a semana, sob agendamento
info@auroras.art.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA