Imagem do ateliê de Rodrigo Linhares Rodrigo Linhares

Oito artistas discutem a cidade de São Paulo em coletiva

(São Paulo, SP)

A cidade de São Paulo é o tema de uma coletiva que reúne oito artistas no Complexo Cultural Funarte desde o sábado, 09 de junho. Combinando os vocábulos “trópicos” e “distopia”, “[Dis]trópicos #2” (a primeira edição da mostra aconteceu no final de 2017) propõe assim uma plena ocupação da metrópole paulista que, se de um lado vem se tornando a cada dia mais habitada, também parece cada vez menos propícia à relações humanas.

Com participação de Rodrigo Linhares e Gustavo Torrezan, indicados ao Prêmio PIPA este ano, a exposição não tem curador. Ao contrário, a ideia é que os próprios artistas construam diálogos através dos 20 trabalhos que apresentam. Conversas baseadas principalmente na arquitetura da cidade e nas barreiras físicas e simbólicas que ela ergue, como contou Linhares à premiação por email:

– O aspecto mais forte que consigo observar entre o meu trabalho e dos outros artistas, não de todos, é o da tentativa de dar voz às impossibilidades da vida na cidade, ou das distopias – explica o artista que, nascido em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, vive em São Paulo há mais de 16 anos. – Sempre busco na construção das minhas imagens um clima de poder e força ligados a uma ideia de resistência. No caso da exposição, tento deslocar este olhar para pensar sobre os grupos de resistência que desde sempre atuam na cidade – diz, citando especificamente os movimentos dos moradores sem teto.

“[Dis]trópicos #2”, coletiva com Adrian Luke, César Meneghetti, Gustavo Torrezan, Giancarlo Latorraca, Jê Américo, Márcio Marques, Odilon Moraes e Rodrigo Linhares
Em cartaz de 09 de Junho até 27 de julho de 2018

Complexo Cultural Funarte São Paulo (Galerias Mário Schenberg e Galeria Flávio de Carvalho)
Alameda Nothmann 1058 – Campos Elíseos
Funcionamento: seg – sex, 10h às 18h; sáb, 15h às 21h
T: (11) 3662-5177
funartesp@gmail.com
Entrada gratuita



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA