Bárbara Wagner, retratos da série "À Procura do 5º Elemento", 2017 / Acervo IMS Instituto Moreira Salles

IMS RJ apresenta aula de passinho como parte da programação de “Corpo a Corpo”

(Rio de Janeiro, RJ)

No fim de 2015, Bárbara Wagner se deparou com uma chamada pública da KL Produtora, especializada em funk ostentação. A chamada clamava jovens MCs de todo o Brasil a se inscreverem no concurso “À procura do 5º elemento”, que prometia lançar o próximo MC Bin Laden – para os leigos de plantão, autor do hit Tá Tranquilo, Tá Favorável. Foram mais de dez mil inscrições no total, das quais 1.500 passaram para a segunda fase. Foi nesta audição presencial que os aspirantes a MC foram retratados por Bárbara. A verdadeira galeria da fama resultante do processo pode ser conferida na exposição “Corpo a Corpo”, em cartaz no Instituto Moreira Salles Rio de Janeiro (IMS RJ).

É em um diálogo com o trabalho da vencedora do Prêmio PIPA 2017 que o museu realiza duas atividades gratuitas neste domingo, 24 de junho. Às 15h30, acontece a exibição de A batalha do passinho, documentário de Emílio Domingos sobre a expansão da cultura do passinho através da internet. O diretor e o dançarino Cebolinha conversam com o público depois da sessão. Mais tarde, às 17h, Cebolinha se junta aos dançarinos MC Carolzinha, Thammy Dançarina Braba, Celly IDD, Iguinho Imperador e Marreta IDD ensinam o público a improvisar passos do estilo, ao som do DJ Seduty. A dança nasceu nas favelas cariocas e se popularizou como uma nova forma de expressar a cultura de rua.

Animou? Aproveite que o IMS oferece transporte gratuito durante este fim de semana, saindo da Praça Antero de Quental. A van parte do ponto de encontro a partir das 13h, e continua até às 17h. Mais informações aqui.

Assista a um vídeo em que Bárbara Wagner explica suas obras em cartaz em “Corpo a Corpo”:

Exibição de A Batalha do Passinho, de Emílio Domingos + Aula de passinho, com MC Carolzinha, Thammy Dançarina Braba, Celly IDD, Cebolinha, Iguinho Imperador e Marreta IDD
Domingo, 24 de junho, a partir das 15h

Instituto Moreira Salles Rio de Janeiro (IMS RJ)
Rua Marquês de São Vicente, 476 – Gávea
Funcionamento: ter – dom, 11h às 20h
T: (21) 3284-7400
imsrj@ims.com.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA