Raquel Nava, "Obra 1" da série "Paleta", 2018

“Natureza Sintética” discute a representação natural no mundo contemporâneo

(Campinas, SP)

Há um ou dois séculos, reproduzir a paisagem natural em desenhos e pinturas estava muito ligado a quadros contemplativos, ou investigações científicas da flora e da fauna – pense nos atlas e bestiários dos séculos XVIII e XIX. Mas os tempos mudaram. Como, então, representar a natureza na arte do hiperconectado e consumista mundo do século XXI? Flora Assumpção, Raquel Nava e Yuli Yamagata (as duas últimas, indicadas ao Prêmio PIPA este ano) apresentam algumas possibilidades em “Natureza Sintética”, exposição com curadoria de Ícaro Ferraz Vidal Junior em cartaz na Galeria de Arte da Unicamp desde a sexta-feira, 25 de maio.

Exibindo a série “Paleta” pela primeira vez, Raquel Nava reflete sobre a relação entre natureza e simulacro em seu trabalho. Para isso, costuma justapor objetos sintéticos que imitam formas orgânicas e animais empalhados em suas “naturezas mortas” instalativas. Já Yuli Yamagata tem como ponto de partida a cultura de consumo massiva. A artista conjuga formas que remetem ao universo animal com itens-tendência, como estampas de oncinha e tênis hipercoloridos, estabelecendo assim uma relação entre entre o natural, o ornamental e o científico. Por fim, Flora Assumpção apresenta uma série de gravuras e fotografias de correntes e colares metálicos, que remetem às serpentes e répteis mitológicos.

Em comum, as três distanciam as formas da natureza que reproduzem dos materiais que utilizam, primariamente sintéticos. Com isso, adensam “as reflexões contemporâneas – estéticas e políticas – em torno dos controversos limites entre natureza e cultura”, nas palavras do curador Ícaro Ferraz Vidal Junior.

“Jéssica”, de Yulli Yamagata, é uma das obras exibidas na coletiva

“Natureza Sintética”, coletiva com Flora Assumpção, Raquel Nava e Yuli Yamagata
Curadoria de Ícaro Ferraz Vidal Junior
Em cartaz de 25 de maio a 20 de junho de 2018

Galeria de Arte da Unicamp (IA)
Rua Sérgio Buarque de Holand, s/n, térreo (Prédio da Biblioteca Central)
T: (019) 3521-7453/ 6561
galeria@iar.unicamp.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA