Bolsa de Arte http://www.bolsadearte.com.br

Individual de Carlos Vergara é estendida em Porto Alegre

(Porto Alegre, RS)

Membro do Comitê de Indicação do Prêmio PIPA em 2012, Carlos Vergara teve a sua exposição “Natureza Individual”, na filial gaúcha da Bolsa de Arte, estendida até o dia 26 de maio. Exibindo cerca de 20 obras, entre pinturas e esculturas, a mostra é uma “afirmação da pintura como procedimento”, nas palavras do artista.

A ideia é que a exposição inspire seus visitantes a encontrarem novos caminhos para o ato de olhar:

– Vários podem ser os pretextos [para a elaboração das obras], como um canto de paisagem esquecido, escondido, uma implosão, um telhado visto por baixo, algo que possa estruturar uma ação sobre o suporte, na busca de um novo tipo de beleza, inédita – conta Vergara. – Um trabalho construído para se ver pensando.

Além de servir como tema (e um que vem sendo explorado desde o início de sua carreira nos anos 1960, convivendo com assuntos tão diversos quanto o Carnaval ou a implosão de um complexo de cadeias), a natureza também aparece como matéria-prima em suas obras. É o caso de algumas das monotipias presentes na exposição, em que pigmentos naturais são misturados aos industriais, uma técnica desenvolvida pelo artista desde finais dos anos 1980.

Vista da exposição “Natureza Individual”, na Bolsa de Arte Porto Alegre

“Natureza Individual”, individual de Carlos Vergara
Em cartaz de 27 de março a 26 de maio de 2018

Bolsa de Arte Porto Alegre
Rua Visconde do Rio Branco, 365 – Bairro Floresta
Funcionamento: seg – sex, 10h às 19h; sáb, 11h às 17h
T: (51) 3332-6799 / 3331-6459
bolsadearte@bolsadearte.com.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA