Christus Nóbrega

Christus Nóbrega leva “Dragão Floresta Abundante” a Belo Horizonte

(Belo Horizonte, MG)

Depois de uma temporada em Brasília no final do ano passado, Christus Nóbrega inaugurou “Dragão Floresta Abundante” na sede mineira do CCBB no início do mês, no dia 02 de maio. Curada por Renata Azambuja, a individual é fruto de uma residência artística realizada em Pequim em 2015 e discute a ambiguidade de um país que, ao mesmo tempo em que mantém tradições milenares, é pioneiro no mundo da tecnologia.

A exposição propõe assim uma rede de reflexões sobre diferentes tecnologias, desde as mais arcaicas – como o mapa e a pipa – até as mais modernas, como o GPS de celular. Entre os trabalhos, que usam suportes como fotografia, desenho e performance, uma obra interativa se destaca. Em “Passeio Controlado”, os visitantes são convidados a participar da “Fábrica de Pipas”, em que, depois de assinar um pseudo-contrato e cadastrar a sua digital em um relógio de ponto, produzem pipas. A cada 11 pipas feitas, uma é levada para casa com carimbo da fábrica e do artista. O visitante que completar mil pipas feitas ganha uma “Pipa de Ouro”, desenvolvida por Nóbrega.

A ideia da atividade é chamar atenção para os percalços da produção industrial e da desvalorização da mão de obra no mundo contemporâneo. Assim, em uma aproximação entre passado e presente, tradição e a mutabilidade característica da contemporaneidade, o artista convida o público a se aproximar de sua vivência na China.

Christus Nóbrega, “Passeio controlado”

“Dragão Floresta Abundante”, individual de Christus Nóbrega
Curadoria de Renata Azambuja
Em cartaz de 02 de maio a 30 de julho de 2018

CCBB Belo Horizonte
Praça da Liberdade, 450 – Funcionários
Funcionamento: qua – seg, 9h às 21h
T: (31) 3431-9400
ccbbbh@bb.com.br
Entrada francs



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA