Runo Lagomarsino, "America Amnesia" Mendes Wood DM

Individuais de Paulo Nimer Pjota e Runo Lagomarsino abrem em São Paulo

(São Paulo, SP)

A Mendes Wood DM abriu duas individuais no sábado passado, 07 de abril: No element, however has the final word in the construction of the future”, do sueco-argentino Runo Lagomarsino, e “Medley”, de Paulo Nimer Pjota. Enquanto a primeira discute a história das heranças imperialistas de uma perspectiva melancólica, a segunda se apropria de ícones da história da arte para questionar estruturas de poder.

Reunindo trabalhos inéditos e recentes, Runo Lagomarsino tem como principal questão na mostra a relação entre a conquista e a dependência. O artista não se limita, porém, às relações coloniais entre Argentina, país onde seus pais nasceram e do qual fugiram durante o Golpe Militar, em 1976, e Espanha. Ampliando seu discurso – ele é, afinal, um cidadão globalizado, dividindo o tempo entre São Paulo e Mälmo, na Suécia – Lagomarsino fala também do continente americano e de seu vício em apagar a própria história; da Grécia e sua tentativa frustrada de repatriar o Parthenon, hoje em exibição no British Museum; entre outros.

Já o vencedor do PIPA Online 2014 Paulo Nimer Pjota mistura em “Medley” ícones ocidentais que vão da cultura de massa à erudita – pense em personagens de desenhos animados dos anos 90 e deuses sumérios justapostos em uma mesma obra. Se em um primeiro momento o excesso de ícones reunidos se refere aos discursos dos aparelhos de controle institucional, no final, Pjota promove uma reflexão sobre o abismo entre significantes e seus respectivos significados através dos séculos.

 

Paulo Nimer Pjota

 

No element, however has the final word in the construction of the future”, individual de Runo Lagomarsino + “Medley”, individual de Paulo Nimer Pjota
Em cartaz de 07 de abril a 27 de maio de 2018

Mendes Wood DM
Rua da Consolação, 3368
Funcionamento: seg – sáb, 10h às 19h
T: (11) 3081-1735
info@mendeswooddm.com



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA