Coletivo Amarévê, "Parque União", 2018

Rosângela Rennó conversa sobre #RioUtópico no IMS RJ

(Rio de Janeiro, RJ)

Membro do Comitê de Indicação do Prêmio PIPA pela segunda vez este ano, Rosângela Rennó participa de uma conversa aberta na sede carioca do Instituto Moreira Salles às 17h deste sábado, 17 de março. O assunto é o projeto “#RioUtópico”, que ela capitaneia ao lado de cinco jovens fotógrafos e moradores de favelas do Rio de Janeiro, Guilherme Roberto, Lucas Ururahy, Nathalia Menezes, Hector Santos e Thais Alvarenga, desde dezembro do ano passado.

“#RioUtópico” propõe uma visão da “cidade maravilhosa” alternativa àquela dos cartões-postais. Com a ajuda dos jovens fotógrafos convidados e também do público – convocado a submeter fotos de 50 comunidades com nomes “utópicos” do Rio de Janeiro, como Chácara do Céu, Cidade de Deus, e Final Feliz até o final de abril, quando termina a exposição – Rennó transformou a Galeria Marc Ferrez em um mapa fotográfico interativo e diverso da cidade. O projeto permite ao visitante acessar “olhares de dentro” vindos de cada um dos lugares retratados, feitos por pessoas que têm vivência naqueles espaços e que podem, portanto, retratá-los com propriedade.

Além da “Conversa na Galeria” com Rennó, na quinta-feira e no sábado da semana que vem (respectivamente, dias 21 e 24 de março) acontecem dois encontros com professores. Intitulados “Utopias, realidades e abordagens pedagógicas”, eles propõem que os professores mapeiem os conteúdos vistos na exposição de forma multidisciplinar, observando, por exemplo, como ela dialoga com as áreas de História, Geografia, Literatura, entre outros. A ideia é pensar a educação como um processo em constante construção, na qual os estudantes possam participar ativamente.

Conversas na Galeria: “#RioUtópico”, com Rosângela Rennó, Guilherme Roberto, Lucas Ururahy, Nathalia Menezes, Hector Santos e Thais Alvarenga
Sábado, 17 de março, às 17h
Galeria Marc Ferrez

Encontros com Professores: “Utopias, realidades e abordagens pedagógicas”
Quinta-feira, 21 de março, e sábado, 24 de março, de 13h30 às 18h
Inscrições restritas a educadores em instituições culturais através do email educativo.rj@ims.com.br (20 vagas)

Instituto Moreira Salles Rio de Janeiro
Rua Marquês de São Vicente, 476 – Gávea
T: (21) 3284-7400
Funcionamento: ter – dom & feriados, 11h às 20h
imsrj@ims.com.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA