Túlio Pinto, "Unicórnio" Christine Cassano

“O tempo das coisas” reúne vídeos e instalações de quatro artistas

(Porto Alegre, RS)

No andar inferior da prefeitura de Porto Alegre, um importante prédio histórico da cidade, encontra-se o chamado Porão do Paço Municipal de Porto Alegre, espaço expositivo onde abre hoje, 19 de março, a coletiva “O tempo das coisas“. A exposição apresenta os trabalhos dos artistas Bruno Borne, Túlio Pinto e o duo Ío, além do russo Fyodor Pavlov-Andreevich.

Composta majoritariamente por vídeos, a mostra traz dois trabalhos desenvolvidos em resposta ao lugar de exposição: o característico espaço arquitetônico do Porão do Paço, onde antigamente funcionou uma cadeia policial com celas nas quais eram confinados os prisioneiros, é referência para as instalações de Bruno Borne e do duo Ío. Borne apresenta uma vídeoinstalação site specific que investiga e recria o espaço arquitetônico. Já o duo apresenta “Falange”, “uma instalação que evoca certo fascínio da destruição sem propósito, orientada pelos princípios de reação em cadeia”, como os jogos infantis, que geralmente levam à queda e a bagunça. O trabalho lembra uma queda de dominós e conserva os vestígios remanescentes desse processo, incluindo elementos como barras de concreto e chocolate escorrido.

O russo Fyodor Pavlov-Andreevich e Túlio Pinto apresentam vídeos que lidam com a performance, o primeiro testando o próprio corpo, colocando o corpo em ação dentro do trabalho, o segundo refletindo sobre as possibilidades de diálogo, trânsito e reverberação entre a performance e o pensamento escultórico, que marca sua produção.

“O tempo das coisas”, curada pelo crítico e curador Francisco Dalcol, é a primeira parte de um projeto curatorial que se desdobrará em duas exposições interligadas. Subintitulada “Módulo 1”, a exposição inaugural do projeto fica em cartaz até junho. Veja algumas das obras expostas na exposição:

“O tempo das coisas – Módulo I”, coletiva com Bruno Borne, Fyodor Pavlov-Andreevich, Túlio PintoÍo
Curadoria de Francisco Dalcol
Em cartaz de 19 de março até 01 de junho de 2018
Abertura: Segunda-feira, 19 de março, às 18h30

Paço Municipal de Porto Alegre
Praça Montevideo, 10 – Centro Histórico
Funcionamento: seg – sex, 9h às 12h e 13h30 às 17h30
T: (51) 3289-3701



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA