Gabriela Noujaim, "Cy", performance

Lançamento de livro de Gabriela Noujaim tem debate e performance

(Rio de Janeiro, RJ)

Não há dúvidas de que (o já longínquo) ano de 2016 foi deveras conturbado. Gabriela Noujaim concorda: o período motivou a elaboração de um livro, “Presente 2016”. Lançado na SP Arte no ano passado, a publicação chega em terras cariocas nesta terça-feira, 27 de março, com direito a performance inédita e debate com curadoras convidadas na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

Retratando através de técnicas de impressão artesanal os momentos marcantes do período, a publicação acompanha uma carta-denúncia sobre a violação dos direitos humanos e, em especial, dos direitos das mulheres, entregue por pesquisadores brasileiros à chanceler alemã Angela Merkel no início de 2016. O último tema guia a conversa entre Gabriela e as curadoras Fernanda Pequeno e Fabiana Santos. Com início às 20h, o encontro tem ainda mais relevância dado o fato de que neste mês comemorou-se o Dia Internacional da Mulher.

Uma hora antes, às 19h, a artista apresenta uma performance inédita. Intitulada “Cy”, que significa ‘mãe’ em tupi-guarani, ela apresenta o entrelaçamento e posterior separação de dois corpos nus femininos, pertencentes à própria artista e à Fernanda Lago. A obra é uma metáfora sobre a separação de Gabriela e sua mãe, Maria Aparecida Domingues dos Santos. Vítima de estupro ainda na infância, Maria Aparecida teve graves sequelas mentais devido ao trauma do ato. Também o livro “Presente 2016” é dedicado a ela.

Lançamento do livro “Presente 2016” + apresentação da performance “Cy”, de Gabriela Noujaim com participação de Fernanda Lago + Debate sobre direitos humanos das mulheres, com Gabriela Noujaim, Fernanda Pequeno e Fabiana Santos
Terça-feira, 27 de março, de 19h às 20h (performance) e 20h às 22h (debate)

Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico
Funcionamento: seg – qui, 9h às 19h; sex, sáb & dom, 9h às 17h
T: (21) 2334-4088



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA