Helô Sanvoy, "Espaço sem nome III", técnica mista Referência Galeria de Arte

Individual de Helô Sanvoy, do Grupo EmpreZa, explora jornais e livros

(Brasília, DF)

Integrante do Grupo EmpreZa desde 2011, Helô Sanvoy inaugura uma individual na Referência Galeria de Arte neste sábado, 24 de março. “Hiato” apresenta pinturas e vídeos inéditos sobre dois meios de comunicação impressos: jornais e livros.

Os jornais foram recortados pelo artista para os trabalhos. Sem texto, eles exibem apenas seu grid de diagramação original. Os retângulos vazios tornam-se então um espaço onde o visitante pode projetar novas narrativas sobre acontecimentos do dia-a-dia, pautados, na vida real, pelo olhar das grandes empresas de mídia.

– O jornal carrega uma carga de significado muito grande. E quando estou trabalhando com ele retirando essas informações, estou manipulando um signo, não o material em si. É um jogo de manipulação e de espaços vazados – explica.

Já os livros ganharam marcações em papel vegetal.

– O livro está sujeito à questão do tempo linear. É uma página após a outra, uma palavra após a outra. O papel vegetal possibilitava ver várias camadas de páginas em uma mesma superfície.

Além de “Hiato”, a Referência ainda inaugura uma outra individual no fim de semana: “Dobras”, de Elyeser Szturm, que exibe o resultado de uma pesquisa sobre cianotipia. Ambas as individuais terão conversas abertas ao público durante o seu curso. Enquanto Sanvoy conversa com o autor do texto crítico sobre “Hiato”, Wagner Barja, no sábado, 05 de maio, às 16h, Elyeser Szturm fala diretamente ao público na quinta-feira 19 de abril, às 18h.

“Hiato”, individual de Helô Sanvoy
Texto crítico de Wagner Barja
Em cartaz de 25 de março a 05 de maio de 2018
Abertura: Sábado, 24 de março, de 17h às 21h

Referência Galeria de Arte
CLN 202 Bloco B Loja 11, Subsolo – Asa Norte
Funcionamento: seg – sex, 12h às 19h; sáb, 10h às 15h
T: (61) 3963-3501
referenciagaleria@gmail.com



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA