Arthur Chaves, 2018

Arthur Chaves apresenta obras inéditas em individual

(Rio de Janeiro, RJ)

Pintura, desenho, costura. É difícil situar as obras de Arthur Chaves, indicado ao Prêmio PIPA pela primeira vez no ano passado, nas “caixinhas” tradicionais do campo da arte. O artista, que inaugura a individual “Tem uma bruxa no quintal” na Galeria Anita Schwartz nesta quinta, dia 1º de março (o mesmo de seu aniversário), admite que a produção fica em uma espécie de limbo em termos de técnica:

– São desenhos com limites mais formais e geométricos, misturados com a falta de controle que os tecidos trazem. Trabalho sobre uma placa plástica leve, e uso basicamente tecidos e papéis de várias naturezas – descreve, rejeitando, no entanto, o rótulo de “pintura” geralmente atribuído à sua obra. – Não uso tanto a fatura do pintor, a ideia da execução de uma imagem. As obras feitas apenas com tecidos são uma espécie de combustível no meu trabalho, e penso neles como desenhos, embora não saiba se esta é a nomenclatura mais correta. Mas sem dúvida partem do raciocínio do desenho, que envolve massa, linha…

Na individual, que ocupa todo o segundo andar da galeria, o artista apresenta dois grupos de trabalhos inéditos. O primeiro é composto de obras bidimensionais, ainda que não retas; o segundo, mais fluido, é composto por aglomerados de tecidos – “quase uma roupa sem corpo, um casulo; como se algo tivesse passado por ali e não soubéssemos o quê”, nas palavras de Chaves. Além delas, um site specific localizado no contêiner do terraço da galeria complementa a exposição. Todas as obras são feitas de sobras, restos. Nas palavras de Agnaldo Farias, que assina o texto curatorial da exposição (leia o texto completo aqui): “Aquilo que é descartado, que tem por destino o anonimato do lixo é o que o nosso artista recolhe, reorganiza e, agora como um corpo pulsante, coloca diante de nós.”

Assista à vídeo-entrevista de Arthur Chaves para o Prêmio PIPA 2018:

“Tem uma bruxa no quintal”, individual de Arthur Chaves
Texto crítico de Agnaldo Farias
Em cartaz de 02 a 31 de março de 2018
Abertura: Quinta-feira, 1º de março, às 19h

Galeria Anita Schwartz
Rua José Roberto Macedo Soares, 30 – Gávea
Funcionamento: seg – sex, 10h às 20h; sáb, 12h às 18h
T: +55 (21) 2540.6446/ +55 (21) 2274.3873
galeria@anitaschwartz.com.br
Entrada franca



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA