Rogério Reis, da série "Na Lona"

“Vadios e beatos” discute brasilidade através de imagens do carnaval

(Rio de Janeiro, RJ)

A primeira exposição de uma trilogia sobre o Carnaval brasileiro está em cartaz na Galeria da Gávea. “Vadios e beatos” inaugura a trilogia, trazendo obras que abrangem o período dos anos de 1970 até 2018. Nos dois próximos carnavais, a galeria vai convidar um curador para dar continuidade à série e a exposição será sempre inaugurada uma semana antes do sábado de Carnaval.

A curadoria de Marcelo Campos para esta primeira exposição tomou como ponto de partida o pensamento de um dos primeiros teóricos da Arte, Gonzaga Duque, que via na boemia do brasileiro e, mais especificamente, do carioca, um entrave ao desenvolvimento e consolidação das artes no Brasil. Gonzaga descrevia o carioca como um povo “acanhado, ignorante, pequenino”, que formava uma sociedade “vadia e beata”.

Através de imagens do carnaval e eventos e festividades populares, a exposição discute a identidade brasileira, que está muito associada às ideias de malandragem, ritual, brincadeira e corpo. Os trabalhos de 19 artistas, incluindo nomes como Guy Veloso, Bárbara Wagner, Arthur Scovino, Miguel Rio Branco e Walter Carvalho, investigam de que maneira essas festividades invertem parâmetros sociais, revelam rachaduras e desejos políticos e agrega sagrado e profano, normas e interdições. “A fantasia possibilita instantâneos de gêneros alterados, atravessamentos de classes sociais, proximidades a brilhos falsos, marginais ao capitalismo. Legitimações são vivenciadas numa vertigem de temporalidade e nos efeitos do prazer e da ilusão”, pontua o curador.

“Vadios e beatos”, coletiva com Bina Fonyat, Carlos Vergara, Rogério Reis, Ricardo Azoury, Evandro Teixeira, Antonio Augusto Fontes, Bárbara Wagner e Benjamim Búrca, Bruno Veiga, Rafael Bqueer, Shinji Nagabe, Celso Brandão, Miguel Rio Branco, Guy Veloso, Arthur Scovino, Cláudio Edinger, Walter Carvalho, Karim Aïnouz e Marcelo Gomes
Curadoria de Marcelo Campos
Em cartaz de 05 de fevereiro até 17 de abril de 2018

Galeria da Gávea
Rua Marquês de São Vicente, 432 – Gávea
Funcionamento: seg – sex, 11h às 19h
T: (21) 2274-5200
contato@galeriadagavea.com.br

 



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA