Herman Tacasey, Sem título, 2004 Acervo MAB FAAP

“P/B” investiga o preto e branco na história da arte brasileira

(São Paulo, SP)

As paredes do Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB FAAP) estão monocromáticas desde meados de janeiro. É que a primeira exposição da temporada, “P/B – Acervo MAB”, inaugurada no dia 17, apresenta um recorte de obras da coleção do museu dominadas pelo preto, branco e cinza.

Exibindo 69 trabalhos de artistas consagrados, como Cândido Portinari e Di Cavalcanti, e recentes, como Ulysses Bôscolo, a exposição é dividida em dois blocos. No primeiro, as obras – desenhos em sua maioria – são apresentadas cronologicamente. No segundo, predomina a tendência expressionista. Juntos, os dois constroem uma espécie de panorama da importância do preto e branco na história da arte brasileira, do modernismo aos dias de hoje.

– O uso do preto e do branco é um fato clássico e universal, com um percurso histórico constante nas artes visuais. Mas foi com as vanguardas artísticas que esses pigmentos passaram a ter um protagonismo maior e a constituir as próprias obras como elementos vitais da composição – explica uma das curadoras, Laura Rodríguez.

Além de “P/B”, a sala Annie Alvares Penteado ainda abriga a retrospectiva “A cor não tem fim”. A mostra reúne pinturas, desenhos e, principalmente, tapeçarias de Jacques Douchez, francês naturalizado brasileiro e um dos mais notáveis tapeceiros da segunda metade do século XX. Para o curador do MAB FAAP, José Luiz Hernández Alfonso, as duas exposições são um exemplo do valor das cores na construção de imagens:

– As duas exposições integram-se ao estarem atreladas, principalmente, à obediência curatorial que prestam à cor – resume. 

Confira algumas das obras exibidas em “P/B – Acervo MAB”:

“P/B – Acervo MAB” e “A cor não tem fim: pinturas e tapeçarias de Jacques Douchez”
Curadoria de José Luis Hernández Alfonso, Laura Rodríguez e Tatiana Bo
Em cartaz de 17 de janeiro a 16 de dezembro de 2018

Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB FAAP)
Rua Alagoas, 903 – Higienópolis
Funcionamento: seg, qua – sex, 10h às 18h; sáb, dom & feriados, 10h às 17h
T: (11) 3662-7198
atendimento.mab@faap.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA