Divulgação

A Bolívia mística e política é retratada em “Travessias Ocultas – Lastro Bolívia”

(São Paulo, SP)

Ancestralidades, saberes ocultos, narrativas mitológicas e espiritualidade – como estes fatores influenciam os posicionamentos políticos do dia-a-dia? A pergunta guiou oito artistas e duas curadoras em uma viagem-residência por quatro cidades da Bolívia no ano passado. Agora, é a vez de Denise Alves-Rodrigues, Fernanda Porto, Isadora Brant, Julia Franco Braga, Laura Berbert, Patrícia Araújo e Jonas Van Holanda exibirem os trabalhos oriundos da jornada em “Travessias Ocultas – Lastro Bolívia”. A mostra, em cartaz no SESC Bom Retiro até o início de maio, tem curadoria de Beatriz Lemos (membro do Comitê de Indicação 2016) e Catarina Duncan.

As obras expostas são resultado tanto da pesquisa in loco das artistas e curadoras durante a residência, quanto dos estudos sobre cultura andina antiga e atual empreendidos pelo grupo após a viagem. Some-se a isso uma interlocução constante com a comunidade boliviana de São Paulo, que tem justamente no Bom Retiro uma de suas mais populosas encarnações: cerca de 200 mil imigrantes vivem no bairro.

A troca é especialmente visível no guia da exposição, que ganhou contribuições de artistas e intelectuais bolivianos como Silvia Rivera Cusicanqui, Matecha Rojas e Julieta Paredes. Também uma programação complementar atrai atenção para o assunto, composto de cursos e palestras – como “Mulheres Artistas em Movimento” que, ministrado por uma das curadoras da exposição, faz uma genealogia de artistas mulheres latino-americanas que realizaram trabalhos em viagens – e ações comunitárias, caso da Oficina de Estamparia Caseira em Tecido, que acontece no dia 20 de fevereiro. “Travessias Ocultas” propõe, assim, entender um pouco melhor as confluências e contradições da cultura boliviana, hoje tão presente no Brasil e na capital paulista, em especial.

“Travessias Ocultas – Lastro Bolívia”, coletiva com Denise Alves-Rodrigues, Fernanda Porto, Isadora Brant, Julia Franco Braga, Laura Berbert, Patrícia Araújo e Jonas Van Holanda
Curadoria de Beatriz Lemos e Catarina Duncan
Em cartaz de 27 de janeiro a 06 de maio de 2017

SESC Bom Retiro
Al. Nothmann, 185 – Bom Retiro
Funcionamento: ter – sex, 9h às 21h; sáb, 10h às 21h; dom & feriados, 10h às 18h
T: (11) 3332-3668



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA