Ana Mazzei, Sem título da série "Êxtase, Ascensão e Morte", 2016

Performance em foco em duas exposições

(São Paulo, SP)

Os próximos meses serão de muita performance na Galeria Jaqueline Martins. A partir deste sábado, 03 de fevereiro, ela apresenta duas exposições sobre o tema: a coletiva “especular”, curada por Hena Lee e Mirtes Marins de Oliveira e com participação de 10 artistas, e “Recomeços: quatro inícios”, primeira individual da carioca Maria Noujaim.

Reunindo trabalhos relativamente desconhecidos, “especular” exibe, lado a lado, abordagens de artistas históricos (como 3nós3 e Letícia Parente, cuja obra “especular” inclusive dá nome à individual) e contemporâneos (caso de Ana Mazzei e Ricardo Basbaum) sobre o tema da performance. O diálogo, aliás, é um elemento central na coletiva, seja entre os trabalhos e suas diferentes relações conceituais e formais, seja entre as duas curadoras, que estavam muitas vezes separadas geograficamente durante o processo de montagem (Hena mora em Londres).

Já “Recomeços: quatro inícios” apresenta quatro movimentos corporais inéditos e suas respectivas representações em vinil. Os movimentos são mostrados ao público em quatro performances ao longo da exposição: na abertura, no dia 03; em 20 e 28 de fevereiro; e em 15 de março. Já nos dias 03 e 24 de março, Maria ensina os visitantes a criar suas próprias ações no que chamou de “exercícios de início”.

“Recomeços: quatro inícios”, individual de Maria Noujaim
Curadoria de Germano Dushá
+ “especular”, coletiva com 3NÓS3, Ana Mazzei, Charbel-Joseph H. Boutros, Geumhyung Jeong, Gustavo Torrezan, Hudinilson Jr., Letícia Parente, Linda Montano, Rafael França e Ricardo Basbaum

Curadoria de Hena Lee e Mirtes Marins de Oliveira
Em cartaz de 06 de fevereiro a 24 de março
Abertura: Sábado, 03 de fevereiro, de 14h às 18h

Galeria Jaqueline Martins
Rua Dr. Cesário Mota Junior, 433 – Vila Buarque
Funcionamento: ter – sex, 10h às 19h; sáb, 12h às 17h
T: +55 11 2628-1943
contato@galeriajaquelinemartins.com.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA