On Kawara, "Today", 1966–2013

O tempo é a questão central da coletiva “Matriz do Tempo Real”

(São Paulo, SP)

O tema da passagem do tempo é o que une os trabalhos de artistas como John Cage e Cadu, vencedor do Prêmio PIPA 2013, em “Matriz do Tempo Real”, exposição que começa neste sábado, 13 de janeiro, no MAC USP. Propondo um diálogo entre a produção internacional e a brasileira, a mostra, que leva a curadoria de Jacopo Visconti, membro do Comitê de Indicação do Prêmio PIPA 2016, reúne grande nomes da arte como Artur Barrio, Leonilson e On Kawara, o último uma referência quando o assunto é arte conceitual.

Elemento central das obras, a questão do tempo é trabalhada em cada obra de uma maneira particular, ora abordado do ponto de vista filosófico, ora num sentido processual (referente aos dias levados para a realização do trabalho), ora aproximando o tema a narrativas pessoais, ora falando do tempo como algo mais universal. 

Discutindo tempo como memória, vício, tédio, construção, potência criativa e destrutiva, a exposição fala ainda de como é fugidio e complexo falar de tempo na arte, uma vez que trata-se de trabalhos inscritos em um circuito mercadológico. Como o tempo pode ser comprado? Que valor tem um trabalho cuja essência é a experiência no tempo? É o caso, por exemplo, da obra de Hamish Fulton, centrada no ato de caminhar. Ainda que, nesses casos, o registo da experiência se torne o meio pelo qual o público conhece o trabalho (e este sim é mercantilizado), são trabalhos que reorganizam certos procedimentos do mercado de arte e fazem repensar a própria noção de arte – e também de tempo.

Nos trabalhos de On Kawara e Leonilson, o tempo assume um caratér quase ritualístico. O japonês pintou todos os dias por 48 anos quadros pedros com a data do dia em questão em branco, numa reflexão sobre a força esmagadora do tempo. Leonilson, por sua vez, bordava com frequência, como uma terapia ou uma crença.

“Matriz do Tempo Real”, exposição coletiva
Curadoria de Jacopo Visconti
Em cartaz de 13 de janeiro até 28 de março de 2018

MAC USP
Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 
Funcionamento: ter, 10h às 21h; quar – dom, 10h às 18h
T: (11) 2648-0254

 


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA