Lançamento do Prêmio PIPA 2018 – Nona edição

Criado em 2010 em parceria com o MAM-Rio, o Prêmio PIPA chega hoje à sua nona edição. Nos últimos nove anos, ele se consolidou como uma das mais relevantes premiações de arte do país, tendo sido inclusive indicado ao Prêmio Faz Diferença, do jornal O Globo, em 2016. Sua missão, no entanto, continua exatamente a mesma desde o dia de sua fundação: estimular a produção nacional de arte contemporânea e divulgá-la no Brasil e no mundo. Não é à toa, afinal, que o PIPA é a “janela para a arte contemporânea brasileira”.

Este ano, os valores das doações oferecidas aos vencedores das três categorias do Prêmio, PIPA Online, PIPA Voto Popular Exposição e PIPA, são mantidos, assim como o formato de seleção dos artistas. Cerca de 50 por edição, eles são indicados pelo Comitê de Indicação. Este, por sua vez, é composto por aproximadamente 30 profissionais do circuito de arte contemporânea convidados pelo Conselho do PIPA. Cada um deles será responsável por indicar ao Prêmio PIPA 2018 de um a três artistas de trajetória recente, mas cuja produção seja consistente e esteja em evidência. A composição do Comitê de Indicação do Prêmio PIPA 2018 será divulgada no dia 02 de fevereiro nos nossos sites.

Se no ano passado as novidades ficaram por conta das mudanças no catálogo e no calendário (a publicação, acrescida de conteúdo crítico, foi lançada ao final, e não no início da Exposição dos Finalistas do MAM-Rio), a inovação do Prêmio para esta edição é a introdução de um novo sistema de votação para o PIPA Online.

A categoria, única do Prêmio na qual todos os artistas da edição podem concorrer, é realizada através uma votação na internet dividida em duas fases. Por conta disso, ela apresenta as vantagens e desvantagens de toda e qualquer mídia online: se, de um lado, trata-se de uma enorme e empolgante vitrine para os artistas, de outro, ela é uma votação 100% democrática e descentralizada. Esta vitrine é especialmente útil para os artistas de fora do eixo Rio-São Paulo que não são representados por galerias: eles encontram na votação uma maneira de mobilizar pessoas e, desta maneira, divulgar ainda mais o seu trabalho.

Buscando preservar as vantagens e, ao mesmo tempo, reduzir as desvantagens características da categoria, introduzimos na nona edição do Prêmio PIPA um mecanismo para criar mais fidelidade do votante com o Prêmio, e não com um único artista. O PIPA Online se torna, assim, menos individualizado e mais participativo.

Saiba mais sobre a nona edição do Prêmio:



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA