Cadu, "Wind Line", 2014

Exposição reúne quatro artistas para falar sobre os usos de energia e água

(São Paulo, SP)

Após um ano fechado, o Museu da Energia de São Paulo reabre nesta quinta, 25 de janeiro, trazendo uma série de novidades. Nas novas salas do Museu, o visitante encontra todo tipo de material, fotos, vídeos, objetos arqueológicos, que ajudam a contar a história da iluminação pública na capital paulista, desde os tempos dos lampiões abastecidos a óleo de peixe até a chegada da energia elétrica.

Na data de reabertura do espaço, o Museu contará com atrações especiais, como visitas guiadas, apresentações musicais e uma oficina de artes visuais com a arte educadora Priscila Sollito Cardoso. Na área externa, haverá um local permanente para exposições de grafites e pinturas murais com temas que se relacionem com a discussão sobre o uso sustentável de água e energia. Anualmente, novos artistas serão convidados para a reformulação estética do espaço.

Além de todas essas novidades, o Museu inaugura também, na sua data de reabertura, a exposição “Encontros improváveis de um lugar em comum”, reunindo obras dos artistas multimídia Cadu, vencedor do Prêmio PIPA 2013, Guto Lacaz, Paulo Nenflídio e Regina Silveira. A coletiva ocupa os dois andares do Museu e dialoga, de forma particular, com os temas “água e energia”. Cadu apresenta seu trabalho ““Wind Line” (Mar del Plata – Progressão), que sistematiza leituras do comportamento do vento em forma de desenhos através de um sistema criado pelo próprio artista. Utilizando de mecanismos de luz e movimento, os artistas expõem diferentes maneiras de incorporar e abordar a questão da energia nos trabalhos. “A proposta é trazer novas linguagens sobre os temas já abordados pelo Museu com um olhar poético e crítico das artes visuais”, explica Luciana Nemes, curadora da mostra e coordenadora do Museu da Energia.

“Encontros improváveis de um lugar em comum”, coletiva com Cadu, Guto Lacaz, Paulo Nenflídio e Regina Silveira
Curadoria de Luciana Nemes
Em cartaz de 25 de janeiro até 28 de junho de 2018

Museu de Energia de São Paulo
Alameda Cleveland, 601 – Campos Elíseos
Funcionamento: ter – sáb, 10h às 17h
T: (11) 3224-1489
saopaulo@museudaenergia.org.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA