Antonio Bokel, "Morangos, trovão e chocolate"

Arte e cidade em “Ver Rever”, individual de Antonio Bokel

(Rio de Janeiro, RJ)

Com mais de 30 obras, entre pinturas, esculturas e instalações, a exposição individual de Antonio Bokel, “Ver Rever”, que abre nesta quarta-feira, 24 de janeiro, no Centro Cultural dos Correios, traz trabalhos – alguns – que refletem sobre os ciclos da vida e o tecido urbano.

Em suas pinturas, gestuais e intuitivas, Bokel incorpora elementos da cultura popular, utensílios urbanos, e evoca as assimetrias do mundo nas suas pinceladas carregadas e pulsantes. A dinâmica coloca o trabalho em constante relação com a cidade, ao invés de tratá-la como um fenômeno isolado no ateliê. Em um cruzamento entre arte e vida urbana, o artista provoca uma reflexão sobre o espaço urbano contemporâneo, onde referências, estilos, cores, linhas e sons se misturam.

Se podemos identificar na produção de Bokel influências da pop art (nomes como Basquiat, Andy Wahrol e Keith Haring), sabemos também que essas referências passam pelas transformações formais e poéticas de um trabalho inserido em um outro contexto, outro tempo e que parte de outra subjetividade. O artista revisita alguns de seus caminhos já percorridos ao repintar algumas telas antigas, adicionando novas camadas e elementos. Esse resgate, recontextualizado pela nova ação do artista sobre a obra, está sugerida já no título da exposição: “rever” como um movimento cíclico, mas de ressignificação, não só das suas referências, mas de sua própria produção.

“Ver Rever”, individual de Antonio Bokel
Curadoria de Vanda Klabin
Abertura: Quarta-feira, 24 de janeiro, às 19h
Em cartaz de 24 de janeiro até 18 de março de 2018

Centro Cultural dos Correios
Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro
Funcionamento: ter – dom, 12h às 19h
T: (21) 2253-1580
centroculturalrj@correios.com.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA