Uma outra paisagem do Rio de Janeiro em “Rio Utópico”

(Rio de Janeiro, RJ)

Chácara do Céu, Cidade de Deus, Final Feliz, Morro dos Prazeres e Parque Esperança são só alguns dos lugares mapeados pela artista Rosângela Rennó, membro do Comitê de Indicação do Prêmio PIPA 2016, em “Rio utópico”. Trabalhando ao lado de jovens de comunidades do Rio de Janeiro cujos nomes sugerem uma situação utópica, a artista incentivou os moradores a fotografar e pesquisar o local onde vivem. O resultado é extenso um mapeamento fotográfico desses espaços, que poderá ser visto na exposição no IMS RJ a partir deste sábado, 16 de dezembro.

A exposição é composta de um grande mapa da cidade ampliado no chão da sala, com grupos de fotografias de cada localidade reunidos nas paredes. Ao estimular o registro fotográfico pelos próprios moradores, Rosângela ativa um lugar de fala específico e que leva em consideração o ‘olhar de dentro’, de quem tem a vivência de um espaço para poder retratá-lo com propriedade.

A colaboração dos jovens é o ponto de partida da exposição. Além das fotos já presentes na exposição, haverá também uma convocatória aberta para que qualquer frequentador das comunidades do Rio de Janeiro envie imagens para a mostra. A artista receberá as imagens durante o período em que a exposição estiver em cartaz. Elas então serão selecionadas, impressas e acrescentadas às paredes expositivas de tempos em tempos. A multiplicidade de produtores de imagem e os locais fotografados refletem uma paisagem do Rio muito mais diversa do que aquela dos cartões postais.

Rosângela Rennó conta a origem do projeto e explica seu funcionamento no vídeo abaixo:

“Rio utópico”, Rosângela Rennó 
Em cartaz de 16 de dezembro de 2017 até 15 de abril de 2018

IMS RJ
Rua Marquês de São Vicente, 476 – Gávea
Funcionamento: ter – dom, 11h às 20h
T: (21) 3284-7400



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA