Yutaka Toyota, "Quarto Escuro revisitado", 1969

Exposição no MAM-Rio reúne obras do artistas japonês Yutaka Toyota

(Rio de Janeiro, RJ)

As obras produzidas ao longo de mais de 60 anos de carreira do artista japonês radicado no Brasil, Yutaka Toyota, estão na exposição Toyota – o Ritmo do espaço”, em cartaz no MAM-Rio. Com curadoria de Denise Mattar, a mostra recria instalações apresentadas em Bienais e exposições anteriores das quais o artista participou, além de resgatar trabalhos do início de sua carreira, formando um panorama de sua trajetória.

Uma das maiores mudanças na produção de Toyota ao longo de sua carreira foi a inserção do espectador como cocriador da obra, caminho que mantém até hoje. Apesar de ter transitado por muitas técnicas e linguagens, começando com a pintura e posteriormente partindo para a tridimensionalidade, o artista comenta que sempre se manteve fiel às “mesmas indagações que me fizeram mergulhar neste universo das artes”.

Unindo cultura ocidental à sua origem oriental, física quântica à espiritualidade, Toyota lida constantemente com dualidades em seu trabalho, buscando um equilíbrio dinâmico entre elas. “Sua obra convoca dualidades: positivo e negativo, visível e invisível, sólido e evanescente, volume e leveza, ascendente e descendente, além de polaridades metafísicas: unidade/pluralidade, Yin/Yang (In/Yo em japonês)”, comenta a curadora.

Toyota – o Ritmo do espaço”, individual de Yutaka Toyota
Curadoria de Denise Mattar
Em cartaz de 09 de dezembro de 2017 até 18 de fevereiro de 2018

MAM- Rio
Av Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo
Funcionamento: ter –sex, 12h às 18h; sáb – dom, 11h às 18h
T: (21) 3883 5600



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA