Catálogo do Prêmio PIPA 2017 disponível para download

O catálogo do oitavo ano do Prêmio PIPA já está disponível para download! Lançado no MAM-Rio no mês passado, durante o Anúncio do Vencedor, não são poucas as novidades que ele apresenta. A mais importante delas é, porém, o acréscimo de uma série de textos críticos especiais sobre os finalistas da edição, Antonio Obá, Carla Guagliardi e Éder Oliveira, e sua vencedora, Bárbara Wagner. Cada um deles convidou um crítico ou curador para acompanhar o seu trabalho – dois dos textos abordam, inclusive, obras vistas na Exposição dos Finalistas do Prêmio PIPA 2017.

A mudança representa a consolidação do catálogo do Prêmio PIPA como um importante instrumento de pesquisa sobre arte contemporânea brasileira. Não só: para o curador do Instituto PIPA, Luiz Camillo Osorio, a inclusão dos textos também funcionaria como “um incentivo para a formação de novos críticos”.

– Qualificar e fortalecer o circuito de arte é missão do PIPA. Contribuir para o alargamento do debate crítico é parte disso, tornando o catálogo da exposição do prêmio algo mais denso e relevante – explica, ressaltando que a publicação é bilíngue, com textos em inglês e português. – Dá-se assim mais um passo no desdobramento do PIPA como um arquivo em construção da arte contemporânea brasileira.

Além dos textos críticos, o catálogo apresenta também imagens de obras e informações sobre todos os 56 artistas indicados este ano, dados gerais sobre o Prêmio, textos assinados por Luiz Camillo Osorio, pelo presidente do MAM-Rio, Carlos Alberto Gouvêa Chateaubriand, e por outros membros do Conselho. Por fim, há um espaço dedicado aos resultados e imagens da edição de 2016, obras doadas pelos vencedores e finalistas, e estatísticas sobre os indicados ao longo dos oitos anos.

Para baixar o catálogo acesse a home do site e – na coluna da direita – desça até o campo “Baixe os Catálogos” (sinalizado em vermelho na imagem abaixo), que fica logo abaixo de “Eventos”. Basta clicar sobre o catálogo escolhido que o download começará automaticamente.

Saiba mais sobre a oitava edição do Prêmio nos links:


O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA