Jesse Wine, "Santa Fe", 2017

“Opening Night” discute a escultura contemporânea pelo olhar de três artistas

(Rio de Janeiro, RJ)

Carpintaria reuniu três artistas de diferentes gerações que lidam com a linguagem escultórica na exposição “Opening Night”. Dispostos sobre o mesmo ‘palco’, ou base, os trabalhos da norte-americana Lynda Benglis, da brasileira Erika Verzutti e do inglês Jesse Wine propõem diálogos de aproximação entre as três poéticas. A base única onde todas as 15 peças estão colocadas borra o gap geográfico e geracional dos três artistas para sublinhar suas afinidades.

Relacionando-se entre si, os trabalhos de Lynda, Erika e Jesse discutem a condição da escultura na contemporaneidade – munidas, nesta reflexão, de artifícios como a ironia, o experimentalismo na manipulação dos materiais e um vasto repertório de referências, diretas e indiretas, à história da arte. O gesto ocupa posição elementar tanto nos trabalhos de Erika Verzutti, como nos de Lynda Benglis. A veterana do trio, Lynda, tem uma produção marcada pela fisicalidade, numa relação quase tátil com os materiais. Essa fisicalidade também aparece nas esculturas do inglês Wine, que elegeu a cerâmica como material predominante em sua produção e através da qual experimenta novas composições, formas e narrativas. Erika busca nos objetos mundanos (frutas, vegetais etc) matéria prima para seus trabalhos. Repleto de humor, seu exercício de livre associação dá origem a trabalhos que distanciam-se de uma identificação imediata, frequentemente evocando narrativas pessoais e relacionadas à história da arte.

“Opening Night”, coletiva com Lynda Benglis, Erika Verzutti e Jesse Wine
Em cartaz de 28 de novembro de 2017 até 27 de janeiro de 2018

Carpintaria
Rua Jardim Botânico, 971 – Gávea
Funcionamento: ter – sex, 10h às 19h; sáb, 10h às 18h
T: (21) 3875 5554



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA