Berna Reale, "Cantando na chuva"

Festival ZUM, no IMS SP, traz convidados para discutir fotografia

(São Paulo, SP)

O IMS SP recebe, a partir de amanhã, um festival dedicado à fotografia promovido pela revista ZUM, publicação de fotografia do Instituto Moreira Salles. O Festival ZUM acontece nos dias 24, 25 e 26 e reúne artistas, fotógrafos e escritores – além do editor alemão Gerhard Steidl, dono de uma prestigiosa editora de livros fotográficos – para debater sobre o uso, a produção e política das imagens.

As mesas de debate, destaque da programação, recebem convidados que discutem a fotografia em múltiplos contextos: como ferramenta para se fazer política, como espaço para se reclamar novos corpos e subjetividades, como processo de apropriação de outros veículos, como investigação histórica e resgate de memória. O finalista do Prêmio PIPA 2017 Éder Oliveira, cujo trabalho se utiliza de retratos das páginas de jornal, participa de uma mesa ao lado de Antônio Manuel sobre arte e apropriação, com foco na apropriação de imagens veiculadas na imprensa. Numa reflexão que atravessa os recentes acontecimentos no mundo da arte envolvendo censura, dominação cultural e exclusão de minorias representativas, a artista Berna Reale, finalista do Prêmio em 2013, fala sobre o uso performático e político do corpo e seus desdobramentos na fotografia numa mesa com Anna Bella Geiger. A programação também tem uma mesa dedicada à reflexão da imagem no cinema e convida as cineastas Adélia Sampaio e Yasmin Thayná para falar sobre preconceito racial e de classe na produção cinematográfica.

A fotógrafa Claudia Andujar, que tem uma galeria só com o seu trabalho em Inhotim, fala sobre sua trajetória e sobre o papel do seu trabalho fotográfico na luta política pelos indígenas. A presença do editor alemão Gerhard Steidl marca a inauguração oficial da Coleção Steidl, doada este ano à Biblioteca de Fotografia do IMS Paulista. Steidl aprofunda a relação da fotografia com o universo editorial na palestra O impresso não morreu – A beleza da mídia analógica num mundo digital.

O festival conta ainda com uma feira de fotolivros com 24 editores e uma oficina de mídia-ativismo com Mídia Ninja, além de projeções de filmes, visita guiada pela exposição Robert Frank: Os americanos + Os livros e os filmes e outras mesas de debate.

Festival ZUM, dias 24, 25 e 26 de novembro.
Confira a programação completa aqui

IMS SP
Avenida Paulista, 2424
Funcionamento: ter – dom, 10h às 20h; qui, 10h às 22h
T: (11) 2842-9120
imspaulista@ims.com.br



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA