Carla Chaim, da série "Desenhos Falsos", 2017

Carla Chaim apresenta obras inéditas em individual

(Rio de Janeiro, RJ)

Abre hoje,  21 de novembro, a individual da artista Carla Chaim na Galeria Athena Contemporânea. Desafiando a concepção tradicional de desenho, Carla enxerga o desenho para além da linha, do risco, e o explora como pensamento e processo. Em “Carla Chaim – óleo fita carbono”, a artista apresenta uma videoinstalação composta de dois vídeos em que ela usa o próprio corpo como ferramenta para o desenho, além de desenhos-objetos feitos em papel-carbono a partir da arquitetura do espaço.

As obras inéditas apresentadas na exposição foram pensadas especialmente para esta mostra, a partir do espaço expositivo da galeria. Esses trabalhos dão prosseguimento a uma pesquisa recente na produção da artista, na qual ela usa o espaço expositivo como matéria-prima para as obras.  No caso da Athena Contemporânea, o que chamou a atenção de Carla foi a forma em U da galeria, com dois lados separados e iguais no tamanho. Para a videoinstalação, ela percorreu todo o espaço da galeria, com um bastão oleoso na mão, riscando as paredes por onde passava, fazendo com o seu próprio corpo o desenho do U. Aqui, o desenho final é o vestígio da ação de um corpo em um determinado suporte, um rastro de sua presença ou mesmo o remanescente sinal de um gesto.

Carla ressalta a importância do processo, mais do que a história ou narrativa contada pelo desenho. “Trata-se de uma exposição basicamente em preto-e- branco e que se utiliza de uma das linguagens mais tradicionais da história da arte, porém de uma maneira mais experimental onde noções de controle e acaso se chocam”, diz o curador Raphael Fonseca.

“Carla Chaim – óleo fita carbono”, individual de Carla Chaim
Curadoria de Raphael Fonseca
Em cartaz de 21 de novembro de 2017 até 27 de janeiro de 2018

Galeria Athena Contemporânea
Av. Atlântica, 4240 (Shopping Cassino Atlântico) – Copacabana
Funcionamento: seg – sex, 10h às 19h; sáb, 12h às 18h
T: (21) 2513-0703



O PIPA respeita a liberdade de expressão e adverte que algumas imagens de trabalhos publicadas nesse site podem ser consideradas inadequadas para menores de 18 anos. Copyright © Instituto PIPA